A Telemig e a Amazônia Celular implantaram uma solução de tarifação de serviços de dados móveis para assinantes pré e pós-pagos baseada na plataforma de software da Intec e integrada pela Accenture.
As empresas foram selecionadas entre concorrentes como Alcatel, Motorola, LógicaCMG e Openet. "A plataforma escolhida permite flexibilidade na tarifação e o rápido lançamento de novos serviços de valor agregado", afirma o gerente de tecnologia da área de TI da Telemig, Sérgio Augusto Gazzola.
O sistema, conhecido como gateway de carga, baseia-se na plataforma DCP de cobrança dinâmica, da Intec, e no Cisco Mobile Exchange, da Cisco, fatura serviços de dados móveis, independente da fonte. Antes do sistema as operadoras contavam com uma solução caseira que não cobria novas ofertas, principalmente de dados.
Segundo Gazzola, a Telemig buscava uma solução em tempo real para autorização, tarifação e débito para toda a base de clientes. "Assim que o cliente seleciona o serviço, o sistema faz o débito na fatura pré ou pós-paga, informando o valor ou não autorizando o serviço no caso de falta de crédito". Hoje a Telemig tem parcerias para o oferecimento de conteúdo e já planeja novos serviços como Wi-Fi e VoIP que também serão faturados pelo novo sistema.
A implantação da solução levou em torno de seis meses, envolveu a integração de servidores da Sun Microsystems e do banco de dados Oracle e foi coordenada pela Accenture. "Como é uma nova plataforma o maior desafio foi migrar mais de 4 milhões de registros", afirma Henrique Washington, sócio-diretor da Accenture.
"A operadora define a forma de cobrança (por duração, transação ou volume de dados) e o sistema fornece um grande diferencial na agilidade da oferta de novos serviços", completa o executivo.
Segundo Per Martell, diretor da Intec para o Caribe e América Latina, a empresa fornece sistemas de tarifação de interconexão para operadoras como Claro, Vivo, TIM e CTBC, mas é a primeira vez que implanta uma plataforma para dados móveis no País.
"Em torno de 80% dos assinantes celulares são pré-pagos e antes da implantação do sistema o oferecimento de serviços era muito limitado", diz Martell.
A solução permite que a Telemig e a Amazônia identifiquem usuários e forneçam conteúdo, qualquer que seja a forma de acesso (telefones celulares, notebooks ou PDAs). O sistema analisa o tráfego de rede e as taxas para os diferentes tipos de serviços de dados móveis a fim de determinar as tarifas de uma transação.
A Telemig e a Amazônia oferecem aproximadamente 160 ofertas de serviço e mais de 5 mil itens ou canais de conteúdo.