As novas páginas na web do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com serviços disponíveis ao trabalhador, estarão disponíveis no site da Caixa Econômica Federal a partir desta quinta-feira (31/1). Com elas, entram também no ar a nova sistemática de consulta às informações do fundo e a todas as suas contas vinculadas, desde que essas apresentem saldo e estejam com os dados cadastrais atualizados. A Caixa estima que, no mínimo, 34,5 milhões de trabalhadores estejam aptos à utilização dos serviços do FGTS na internet.
Segundo o banco, a partir de agora, mais de 55 milhões de contas vinculadas ? da base de contas inativas ? poderão ser consultadas, além das 80 milhões que já podiam ser acessadas. Os usuários terão condição de verificar, diretamente nos sistemas do FGTS, os dados de suas contas ativas, inativas e daquelas relativas aos planos econômicos, visualizando os saldos atualizados em tempo real, como ocorre nas agências da Caixa.
A nova sistemática trará, ainda, maior facilidade na navegação, segundo o banco. A partir de qualquer tela da aplicação, o trabalhador poderá acessar os demais serviços do FGTS, não sendo mais necessário retornar à página inicial de serviços ao cidadão no site da Caixa.
A consulta também ficou mais segura, segundo o banco, já que os serviços do FGTS ao cidadão na internet passam a ser acessados exclusivamente pelos usuários que se cadastrarem no site da Caixa ? página do FGTS ?com o uso da Senha do Cidadão. Os trabalhadores que ainda não possuem a senha poderão cadastrá-la gratuitamente em qualquer agência da Caixa. Para isso, basta levar a carteira de trabalho ou de identidade e o número do PIS/Pasep.
A próxima iniciativa da Caixa, ainda neste ano, será implantar atualizações em tempo real nas consultas do FGTS por celular e terminais de auto-atendimento.