A SAP divulgou nesta quarta-feira (30/1) os resultados financeiros do quarto trimestre e do consolidado em 2007. O informe do balanço mostra uma queda no lucro de 6% no trimestre, embora a companhia tenha registrado crescimento na receita com a venda de software e serviços no período. O resultado caiu de 804 milhões de euros obtidos entre outubro e dezembro de 2006 para 756 milhões de euros (o equivalente a US$ 1,1 bilhão) nos últimos três meses do ano. As receitas totais no trimestre, porém, subiram 10%, para 3,2 bilhões de euros (US$ 4,7 bilhões).
A receita com as vendas de licenças de software e de software relacionado com serviços no trimestre cresceu 13%, de 2,2 bilhões de euros, em 2006, para 2,5 bilhões de euros (US$ 3,7 bilhões). Somente a receita com software aumentou 14%, para 1,4 bilhão de euros (US$ 2 bilhões), ante 1,2 bilhão de euros registrado um ano antes.
No consolidado do ano, no entanto, a companhia contabilizou aumento de 3% no lucro, que passou de 1,87 bilhão de euros, em 2006, para 1,9 bilhão de euros (US$ 2,8 bilhões). As vendas totais subiram 9%, para 10,2 bilhões de euros (US$ 15 bilhões), ante 9,4 bilhões de euros em 2006.
As vendas totais de software e de software relacionado com serviços aumentaram 13%, saltando de 6,6 bilhões de euros, em 2006, para 7,4 bilhões de euros (US$ 10,9 bilhões) no ano passado. Somente as vendas de software aumentaram 13%, para 3,4 bilhões de euros (US$ 5 bilhões), ante 3 bilhões de euros em 2006.
Pelo segundo ano consecutivo, a América Latina foi a região com o maior crescimento em todo o mundo. Somente as receitas com software tiveram elevação de 36,5% ? no mundo esse percentual foi de 18%, além de um aumento de 100% no número de contratos fechados na região.
De acordo com o presidente e CEO da companhia para a América Latina, José Duarte, a região é hoje o motor de crescimento da SAP. Ele atribui grande parte do crescimento à estratégia da empresa de concentrar-se no segmento de pequenas e médias empresas, no qual registrou uma expansão de 48% nas vendas e aumentou em 95% o número de contratos. ?Isso significa uma média de cinco novos contratos por dia na América Latina?, ressaltou. Segundo o executivo, a SAP espera aumentar em quatro pontos percentuais a participação de mercado na região neste ano e alcançar uma fatia de 45% do mercado de software de gestão empresarial.
O Brasil mais uma vez esteve entre os países de maior crescimento mundial, com alta de 25% no faturamento total, 40% em receita de software e um aumento de 143% no número de clientes. Em 2007 a SAP Brasil também registrou um crescimento de 81% nas vendas indiretas, feitas por meio de seus canais de distribuição. Somente no último trimestre, as vendas da subsidiária cresceram 45% em relação ao mesmo período de 2006, sendo que a receita com software subiu 124%.
Para este ano, o presidente da SAP Brasil, Alberto Ferreira, espera manter um ritmo de crescimento elevado. Para alcançar as metas, o executivo diz que a empresa vai continuar concentrando o foco na capacitação da mão-de-obra por meio de acordos com universidades e centros de estudos. ?Em 2007, treinamos no Brasil mais de 3,8 mil profissionais e até o momento mais de mil consultores já foram certificados no SAP Professionals.?
A projeção de crescimento global da SAP para este ano é de 24% a 27%, principalmente por conta da compra da Business Objects. ?Antes dessa aquisição, a previsão de aumento da receita para 2008 era de 13%,? explica José Duarte, ao dizer que neste semestre deve ser definido como ficará o roadmap de produtos com a incorporação da linha da Business Objects ao portfólio da empresa.