Como parte de suas estratégias para aumentar a competitividade no mercado de servidores no Brasil, a HP anunciou nesta quarta-feira, 30, a ampliação da produção local desses equipamentos. Ao todo a empresa vai fabricar três novos servidores blade da linha Integrity 4 série 9500 no país, concebidos para aplicações de missão crítica. Eles serão produzidos na fábrica da empresa em Campinas, no interior de São Paulo, a partir do fim de fevereiro, e devem chegar ao mercado em abril.
A HP fabrica servidores no Brasil desde 1998, em centro fabril instalado na cidade de Campinas (SP). Os primeiros equipamentos de missão crítica começaram a ser montados aqui em 2011 e agora a empresa decidiu investir na produção local também dos equipamentos Integrity da série 9500.
Os três modelos blade que serão produzidos localmente são o BL860c, BL870c e BL890c, projetados para gabinetes HP BladeSystems c-Class. Eles utilizam o processador Itanium, da Intel, e operam com o sistema operacional Unix. Segundo Marcos Gaspar, diretor de vendas de servidores de missão crítica da HP Brasil, a produção desses equipamentos no país faz parte do plano da companhia para enfrentar a concorrência com mais agressividade.
O executivo calcula que os novos servidores montados no Brasil devem custar 20% menos que as importadas, que hoje têm preço médio de US$ 40 mil, em uma configuração básica.
Num primeiro momento, o alvo da HP com os novos servidores é a base de clientes dos modelos antigos Integrity 2. “Queremos que eles se beneficiem dos novos recursos e vamos oferecer condições especiais para que façam o upgrade”, afirma Gaspar, acrescentando que HP Financial Services poderá recomprar as máquinas antigas e financiar as novas.