A Marisa, rede de moda feminina e lingerie do Brasil, possui hoje cerca de 400 lojas físicas e loja virtual, além de contar com uma divisão de produtos e serviços financeiros. Em meio a uma atuação diversificada em diferentes unidades de negócio, um dos desafios da empresa passou a ser o de absorver e administrar o grande volume de dados gerado e utilizá-los de forma inteligente. Para isso, no início de 2017, a companhia passou a utilizar uma das tecnologias analíticas do SAS, chamada SAS Office Analytics, para automatizar e gerenciar seus dados de forma simples e eficiente.
De acordo com Leandro Badann Massai, responsável pela Área de Modelagem Estatística e Analytics da Marisa, para fazer parte a um mercado cada vez mais competitivo, que requer tomadas de decisões rápidas e acuradas, um dos principais ganhos da ferramenta é a redução do tempo na elaboração de modelos preditivos e estudos estratégicos. "Construir um ambiente de dados analíticos, de alta complexidade e em larga escala, se tornou essencial para a avaliação e crescimento do nosso negócio. Conhecer e prever o comportamento do cliente faz toda a diferença".
A solução do SAS está atendendo a Diretoria de Produtos e Serviços Financeiros e os primeiros resultados já apareceram. "Nos três meses iniciais, já foi possível montar um ambiente analítico de rotinas agendadas para rodar em batch (processamentos de dados em lote de tarefas) e criar books de variáveis preditoras para desenvolvimento e implantação dos modelos", afirma Massai.
Outro benefício percebido foi a diminuição do tempo de implementação dos projetos. "Sem intervenção manual e com processo 100% automático, a redução do tempo de execução dos modelos passou de 16 horas para apenas quatro horas. Isso representa uma diminuição de 75% do tempo total gasto anteriormente. Conseguimos dar uma velocidade incrível para o desenvolvimento dos modelos, assim como mais agilidade para implantá-los", ressalta o executivo.