A Mastercard anunciou nesta terça-feira, 30, uma iniciativa para promover a tecnologia sem contato como o padrão para os pagamentos nos próximos cinco anos. Com isso, pessoas em todo o mundo poderão fazer uso da tecnologia digital do futuro e ter uma experiência de compra muito melhor e mais consistente.
No fim deste ano, a operadora de cartões realizará uma série de atualizações em terminais e cartões em toda a Europa, América Latina e Caribe, Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio com o intuito de levar a tecnologia de pagamentos sem contato da forma mais conveniente e segura a mais pessoas ao redor do mundo. Com o tempo, todo portador de cartão poderá efetuar pagamentos apenas aproximando seu cartão ou dispositivo.
A agilidade dos pagamentos sem contato, aliada à autenticação dinâmica proporcionada pela tecnologia EMV contra fraudes, está transformando o comércio do dia-a-dia e proporcionando maior segurança e conveniência, além de beneficiar estabelecimentos comerciais e consumidores. Também beneficia emissores de cartão, pois incentiva o uso do cartão em substituição ao dinheiro vivo, e está por trás de projetos governamentais exclusivos, como transporte público em algumas das maiores cidades do mundo.
Hoje em dia, milhões de consumidores fazem pagamentos sem contato em mais de 8 milhões de estabelecimentos em 111 países. Na América Latina, o número de transações sem contato aumentou 17 vezes em 2017, enquanto o volume de gastos cresceu 13 vezes no mesmo período.
15% de todas as compras realizadas em lojas físicas no mundo usam essa tecnologia. Reconhecendo a oportunidade de acelerar a adoção, a Mastercard estabeleceu o seguinte cronograma:
• A partir de outubro de 2018, todos os novos terminais de pagamento na América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico contarão com a tecnologia de chip EMV e sem contato;
• A partir de abril de 2019, todos os novos cartões emitidos na América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico terão a tecnologia de chip EMV e sem contato; e
• Até abril de 2023, todos os estabelecimentos comerciais na América Latina, Europa, Oriente Médio e África realizarão transações sem contato e com chip EMV.