Empresas que crescem e contratam em meio à crise chamam a atenção em qualquer segmento. Esse foi o caso da Lumx Studios, startup especializada em soluções que conectam negócios à Web3 por meio de tecnologias proprietárias. Criada no fim de uma pandemia, ela cresceu exponencialmente em 2022 em projetos com grandes marcas como Reserva, Ambev, Meta, Coca-Cola, entre outras. Sua missão é fazer com que as marcas comecem a olhar para Web3 e para o uso de NFTs como uma maneira de ter uma conexão mais autêntica e profunda com suas comunidades.
E o resultado não demorou muito a chegar. Após fechar grandes projetos com empresas como Ambev, Meta e Coca-Cola. A Lumx inicia 2023 com a entrada de dois grandes nomes, vindos da Meta: Antônia Souza entra como Chief Operation Officer, e Miro Lima, como Board Advisor
Com apenas 29 anos, negra e vinda da Baixada Fluminense, Antônia Souza coleciona em sua trajetória alguns marcos pra lá de relevantes. Como profissional, ela se encontrou no mercado da tecnologia e foi nele que se consolidou como profissional de destaque nas big techs por onde passou. A carioca tem um currículo de peso com passagens em empresas como Uber, Amazon e Meta. Empresas que segundo ela foram uma grande escola para torná-la a profissional que é hoje.
Em sua última experiência na Meta, Antônia liderou uma série de projetos sobre metaverso na América Latina e se consolidou como uma das especialistas na região. Agora, a ideia é assumir um desafio ainda maior, liderar todo o time de operações da empresa de Web3 Lumx Studios e auxiliá-los a crescer de forma estratégica nesse novo universo.
Para Antônia, mesmo com todo o boom sobre metaverso há ainda muitas dúvidas por parte das empresas, muitos se questionam quanto a usabilidade atual das tecnologias e como trazer para a realidade de seus negócios e clientes. E, tendo isso em mente, a Lumx tem se especializado em auxiliá-las a migrarem de forma estratégica entre a Web2 e a Web3. "Não tenho dúvidas de que estamos falando sobre o futuro da internet. Não existe caminho de volta quando o assunto é Web3, mas ainda assim é preciso cautela e estratégia", explica.
De acordo com a COO, os próximos dois anos serão dedicados a essa migração e ganhará a liderança do mercado a empresa fizer esse processo com menor fricção possível, sem fricção para as empresas e muito menos para os usuários. "Precisamos trazer o metaverso para a realidade das pessoas de forma fácil, acessível e diversa. Desmistificar essa nova era e tornar a evolução da internet uma realidade para todos", afirma.
Outra contratação festejada é a de Miro Lima, que passará a fazer parte do board de advisors da empresa. Ele atuou como head de parcerias e novos produtos de tecnologia para Reality Labs da Meta (Facebook) por mais de cinco anos na LATAM. Anteriormente, Miro comandou por 10 anos a construção de produtos para diferentes indústrias nas áreas de Internet das Coisas e Inteligência Artificial na IBM Global. Devido seu envolvimento profundo com inovação, é também advisor de startups para novos negócios, produtos e plataformas digitais/Web3, bem como investidor de negócios e colecionador de ativos digitais. "Com a evolução da Internet, as conexões entre pessoas e negócios estão rumo a um nível mais conciso e eficiente na medida que builders como a Lumx ajudam a construir uma infraestrutura mais descentralizada e simplificada. Nossos foco nessa jornada com a Lumx será fundamental na construção de projetos web3 de referência e ampliar as oportunidades com novos produtos."
Essas e outras contratações mostram o bom momento não só da Lumx, mas do segmento de Web3. O relatório divulgado pelo Goldman Sachs mostra que o Metaverso pode ser uma oportunidade de US$ 8 trilhões com potencial de chegar a US$ 12 trilhões. De acordo com a análise, a economia digital hoje equivale a cerca de 20% a 25% da economia global, e deve continuar a crescer. "Estamos participando dessa transformação, na verdade, estamos ajudando a construí-la. Pretendemos ser o principal parceiro Web3 das maiores empresas da LATAM. E já temos no pipeline muitos projetos que vão começar a sair do papel. A expectativa é que, pelo menos, 50 sejam viabilizados ainda este ano. Queremos atingir 1 milhão de detentores de NFTs no Brasil", finaliza.