RNP busca novas instituições para integrar rede de alta performance

0

A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) está em busca de instituições de pesquisa para adesão à rede de e-Ciência, infraestrutura de alto desempenho que visa atender às demandas avançadas de movimentação de grandes volumes de dados de centros de pesquisa. O novo edital irá selecionar seis Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) para ingressarem na rede, que irá ampliar o potencial da comunidade científica brasileira. As inscrições podem ser feitas até 14 de março, nesse link.

Acesse o edital para saber mais

O processo de seleção avaliará critérios como as demandas e capacidade técnica, o impacto e os benefícios para a ciência brasileira, e ainda a infraestrutura e a viabilidade técnica de cada instituição. As selecionadas receberão equipamentos especializados e consultorias técnicas em redes e segurança da informação. Elas também passarão a ter acesso à infraestrutura com conectividade mínima de 100 Gb/s, com capacidade de transmitir informações de maneira otimizada.

"Optamos por fazer essa seleção por meio de chamadas abertas, baseadas principalmente na análise da demanda. Isto é, da existência de casos de uso de aplicações científicas que necessitem movimentar grandes volumes de dados e, portanto, justifiquem o investimento que será feito na ampliação da capacidade de transmissão", explica Leandro Ciuffo, diretor-adjunto de serviços para experimentação e e-Ciência.

A RNP vai promover ainda uma webconferência em 18 de fevereiro, às 14h, para tirar dúvidas da comunidade acadêmica sobre o processo. Já os resultados da seleção serão divulgados em 16 de abril.

A rede de e-Ciência faz parte do programa Conecta, que visa expandir e aprimorar a infraestrutura de comunicação para instituições de ensino e pesquisa no Brasil. Criada pela RNP com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a rede é dedicada a pesquisas de grande escala, que exigem capacidade avançada de processamento, análise e transmissão de dados.

Além de não contar com acesso à internet, o que garante a segurança dos dados, a infraestrutura permite ainda movimentar dados com alto desempenho para outras ICTs já conectadas, como o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Senai Cimatec.

Este é o segundo edital lançado pela RNP para adesão à rede de e-Ciência. No primeiro deles, aberto no ano passado, foram escolhidas seis instituições: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM); CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas); Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária); Unesp (Universidade Estadual Paulista), LaMCAD-UFG (Laboratório Multiusuário de Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal de Goiás); e Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.