A Rittal Brasil programou investimentos da ordem R$ 10 milhões no mercado brasileiro até 2008 com o objetivo de ampliar a sua participação nas áreas de TI e telecomunicações e fazer do país a base de suas operações na América do Sul, atendendo todos os países da região. Atualmente, a empresa abastece a Argentina e Chile. No ano passado, 20% da sua produção foi destinada às exportações.
Subsidiária da alemã Rittal International, pertencente ao grupo Friedhelm Loh de Haiger, a Rittal Brasil produz sistemas de armários, gabinetes para a indústria eletrônica, sistemas de climatização e de distribuição de energia, além de soluções de TI e de telecomunicações. O seu portfólio contempla mais de cinco mil itens fabricados na planta de São Paulo. Destaque para a linha de painéis eletrônicos, carro-chefe dos negócios da companhia, com participação de 50% na receita. O restante está dividido entre as áreas de sistemas de climatização (26%), distribuição de energia para baixa tensão (7%) e racks e acessórios (17%)
A estratégia da empresa, entretanto, consiste em ter uma presença mais ativa nos segmentos de TI e de telecomunicações a partir deste ano, com a comercialização de racks e gabinetes outdoor. O objetivo é fazer com que os negócios nas duas áreas respondam por 20% a 25% do faturamento até o fim de 2007.
Presente no Brasil há dez anos, a Rittal encerrou o exercício 2005 com crescimento de 25% nos negócios em relação ao ano anterior. A meta para 2006 é elevar esse porcentual para 40%, revela o gerente geral João Carlos Visetti. Para tanto, a empresa planeja aumentar a capacidade produtiva de sua fábrica, das atuais 180 peças por dia para 300 unidades diárias até 2008, em três turnos.
No próximo ano, a Rittal Brasil pretende lançar o conceito Rimatrix 5, que contempla um gama de produtos para data center, incluindo racks e soluções de refrigeração, energia, segurança, gerenciamento remoto, monitoramento, além de serviços de planejamento, instalação, manutenção e operação de data center.