Aumento das importações não ameaça indústria, afirma BNDES

0

O aumento das importações brasileiras, provocado pela valorização recorde do real, não está levando à desindustrialização e faz parte de uma tendência global de crescimento do comércio exterior. Essas são algumas das conclusões do mais recente boletim Visão do Desenvolvimento, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O estudo mostra que, em média, os setores que tiveram maior aumento de importações no Brasil entre 2003 e 2006 foram os que mais expandiram a produção e as exportações. Esses setores incluem os de grande escala industrial e os de conteúdo tecnológico. No setor eletrônico e de comunicações, por exemplo, entre 2003 e 2006, as quantidades importadas cresceram 131%, a produção para o mercado doméstico expandiu-se 34,5% e as exportações deram um salto de 122%. No segmento de máquinas para escritório e equipamentos de informática, as importações, vendas domésticas e exportações cresceram naquele período, respectivamente, 107,5%, 137% e 121%. No setor de veículos automotores, os números são de 61%, 40,5% e 63%.

Esses dados indicam, segundo Fernando Pimentel Puga, assessor da presidência do BNDES e autor do trabalho, que não está havendo um movimento generalizado de substituição de produção doméstica por importações. As exceções ficam por conta de segmentos intensivos em trabalho, com grande peso dos salários em reais nos custos. Um exemplo é o setor de vestuário, no qual as quantidades importadas cresceram 206,5% entre 2003 e 2006, enquanto a produção caiu 8,36% e a exportação reduziu-se em 12,14%.

"Não é um problema sistêmico. A indústria não está perdendo espaço", diz Puga, que defende ações localizadas para contrabalançar os custos socioeconômicos dos setores e regiões afetados pelas importações maiores.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.