O projeto Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos), que prevê a instalação de etiquetas de identificação por radiofreqüência (RFID) em veículos que circulam pelas ruas e avenidas brasileiras, deve começar a ser implantado em 22 de maio de 2008. O prazo foi definido a partir da publicação da Resolução 212 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que estabelece as características técnicas do sistema e se tornou público em 22 de novembro de 2006.
A resolução estabelece que os Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) terão de etiquetar eletronicamente todos os carros zero quilômetro que licenciarem ou que tiverem seus cadastros alterados a partir de 22 de maio de 2008. Uma vez etiquetados, os automóveis terão suas informações registradas sempre que passarem por uma antena do sistema ? a idéia é que uma série dessas antenas seja instalada em pontos estratégicos das cidades.
As formas de cobrança pela instalação do sistema podem ser definidas por cada município. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o Prefeito Gilberto Kassab informou que a prefeitura vai arcar com as despesas.