A CTBC anunciou um novo serviço que reúne as funcionalidades da telefonia fixa e móvel. Chamado de CelFix, o serviço, segundo a operadora, permite que o assinante efetue e receba chamadas de telefone fixo para móvel e vice-versa e pague uma tarifa mais barata.
O resultado dessa inovação, segundo o superintendente de desenvolvimento de produtos da CTBC, Eduardo Rabboni, é a redução do valor do minuto da ligação que poderá chegar a custar a partir de R$ 0,06. Além do preço, ele diz que para implementar o sistema o cliente não precisa adquirir um novo aparelho celular e nem instalar um ponto de acesso. O serviço começa a operar em abril e abrange todas as cidades em que a operadora oferece serviço de telefonia fixa e móvel.
Rabboni explica que o sistema permite que o assinante automatize a escolha da melhor origem da sua chamada. ?Basicamente, a CTBC oferecerá a esses clientes a comodidade de realizar ligações locais de telefone fixo para celular ou o contrário como se fossem de aparelhos similares. Assim as chamadas de telefone fixo para móvel, por exemplo, serão cobradas como tarifas de celular. Já as chamadas de celular para telefone fixo serão tarifadas de acordo com o plano de tarifa da telefonia fixa?, diz.
Segundo ele, isso é que vai possibilitar a tarifação mais barata. ?Ao utilizar o telefone com o aparelho celular, o usuário economizará, já que uma ligação móvel-fixo, vale, na média, R$ 0,45 por minuto. Com esse sistema, a mesma chamada se transforma em fixo-fixo e passa a custar, em média, R$ 0,06 por minuto?, exemplifica Rabboni. ?É importante destacar que os valores raticados serão os mesmos para ligações para telefones de outras operadoras.?
Outra vantagem do produto, apontada por ele, é não estar vinculado a nenhum equipamento, proporcionando um baixo custo de aquisição. Rabboni conta que o projeto é fruto da integração de três áreas da empresa. ?A idéia nasceu com a equipe de engenheiros da CTBC. A partir disso, começamos a verificar a viabilidade do desenvolvimento da tecnologia e de que forma torná-la útil para a criação de serviços diferenciados?, completa.
Segundo ele, o CelFix é voltado tanto para clientes residenciais quanto empresariais. A CTBC espera, com a novidade, aumentar em quase 70% sua base de usuários de celulares. ?Um dos objetivos é aproveitar nossa base de clientes fixos para crescer nossa base de telefonia móvel. A convergência permite essa estratégia de negócios?, analisa Rabboni.
Todo assinante pós-pago de telefonia fixa e celular da CTBC pode ter acesso ao novo sistema. Para isso, basta solicitar a partir do dia 2 de abril o serviço pelo website (www.ctbc.com.br), 0800 e lojas CTBC. Além da assinatura da telefonia fixa, a operadora vai cobrar uma taxa mensal pelo novo serviço de R$ 9,90 para um celular e para os demais aparelhos R$ 4,90 cada.