O Ministério das Comunicações, em parceria com o Ministério da Justiça, planeja implantar a Plataforma Nacional de Informações sobre a Justiça e segurança pública, como instrumento de apoio ao combate à criminalidade. ?Temos dois projetos principais para utilizar os recursos do Fust: conectar à internet em banda larga todas as escolas públicas do Brasil, e também fazer o mesmo com todos os órgãos de segurança pública. Tenho certeza de que essa iniciativa vai ajudar a combater o crime no país?, afirmou o ministro Hélio Costa.
O projeto prevê a montagem de uma infovia, com estrutura que permitirá o acesso em tempo real aos bancos de dados da polícia e do Poder Judiciário de todo o país. Segundo o ministro das Comunicações, essa estrutura teria capacidade de interligar aproximadamente 14 mil unidades organizacionais dos órgãos da Justiça e de segurança pública.
O programa vai custar em torno de R$ 310 milhões e a proposta do Ministério das Comunicações é utilizar os recursos do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações). A plataforma servirá como suporte tecnológico aos operadores de Justiça e de segurança pública e a expectativa é que ela terá repercussões diretas sobre a eficiência e eficácia das ações de combate à criminalidade nas esferas federal, estadual e municipal.