Mercado mundial de banda larga móvel atingirá US$ 69 bilhões em 2014

0

O mercado mundial de banda larga móvel movimentará cerca de US$ 69 bilhões em 2014, segundo dados da Pyramid Research. O resultado representa 30% do tamanho do atual mercado de banda larga fixa.
Segundo a pesquisa, os serviços de banda larga móvel se transformarão para garantir a competitividade em mercados emergentes e serão cada vez mais utilizados em substituição à banda larga fixa.
A expectativa da Pyramid é de que o mercado de banda larga fixa registre uma taxa de crescimento composta de 9% ao ano, entre 2008 e 2014, e que o de banda larga móvel apresente ritmo de incremento três vezes superior.
"No médio prazo, os mercados desenvolvidos, como a América do Norte, serão líderes em receita de banda larga móvel, considerando que as operadoras destinaram investimentos significativos para as redes de 3G, WiMAX e LTE", afirmou Daniel Loche, analista sênior da consultoria.
O analista observou que as redes de banda larga móvel prometem obter um alcance mais amplo e, assim, uma potencial maior em mercados emergentes, onde os serviços devem competir eficazmente com a banda larga fixa.
"Em muitos mercados emergentes, especialmente a Índia, a África e o Oriente Médio, num futuro próximo, as redes 3G e WiMax terão cobertura geográfica que não será acompanhada pelas infraestruturas fixas", acrescentou.
De acordo com Loche, a falta de cobertura nos mercados emergentes e nas zonas rurais dos mercados desenvolvidos também coloca 3G e WiMax como escolhas óbvias para a recepção de serviços de banda larga.
Embora os preços de serviços continuem a ser o principal entrave à adoção pelos consumidores, a Pyramid espera uma queda nos preços da banda larga móvel e uma grande variedade de planos pré-pagos do serviços, fatores que contribuirão para uma maior adesão nos mercados emergentes.
Além disso, em mercados desenvolvidos, tecnologias 4G, como a LTE, e WiMAX 802.16m, acabarão por apoiar a capacidade de suportar aplicações com alto consumo de banda, o que dará motivos suficientes aos clientes para migrarem para os serviços de banda larga móvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.