O mercado mundial de banda larga móvel movimentará cerca de US$ 69 bilhões em 2014, segundo dados da Pyramid Research. O resultado representa 30% do tamanho do atual mercado de banda larga fixa.
Segundo a pesquisa, os serviços de banda larga móvel se transformarão para garantir a competitividade em mercados emergentes e serão cada vez mais utilizados em substituição à banda larga fixa.
A expectativa da Pyramid é de que o mercado de banda larga fixa registre uma taxa de crescimento composta de 9% ao ano, entre 2008 e 2014, e que o de banda larga móvel apresente ritmo de incremento três vezes superior.
"No médio prazo, os mercados desenvolvidos, como a América do Norte, serão líderes em receita de banda larga móvel, considerando que as operadoras destinaram investimentos significativos para as redes de 3G, WiMAX e LTE", afirmou Daniel Loche, analista sênior da consultoria.
O analista observou que as redes de banda larga móvel prometem obter um alcance mais amplo e, assim, uma potencial maior em mercados emergentes, onde os serviços devem competir eficazmente com a banda larga fixa.
"Em muitos mercados emergentes, especialmente a Índia, a África e o Oriente Médio, num futuro próximo, as redes 3G e WiMax terão cobertura geográfica que não será acompanhada pelas infraestruturas fixas", acrescentou.
De acordo com Loche, a falta de cobertura nos mercados emergentes e nas zonas rurais dos mercados desenvolvidos também coloca 3G e WiMax como escolhas óbvias para a recepção de serviços de banda larga.
Embora os preços de serviços continuem a ser o principal entrave à adoção pelos consumidores, a Pyramid espera uma queda nos preços da banda larga móvel e uma grande variedade de planos pré-pagos do serviços, fatores que contribuirão para uma maior adesão nos mercados emergentes.
Além disso, em mercados desenvolvidos, tecnologias 4G, como a LTE, e WiMAX 802.16m, acabarão por apoiar a capacidade de suportar aplicações com alto consumo de banda, o que dará motivos suficientes aos clientes para migrarem para os serviços de banda larga móvel.
- Crescimento acelerado