A WikiCom, nova enciclopédia virtual do Ministério das Comunicações, anunciada nesta quarta-feira, 30, já nasce com problemas. Ao ser acessada, a página apresentava uma mensagem dizendo que "o domínio não existe ou não foi registrado". Segundo a assessoria de comunicação do Minicom, o problema ocorreu por conta de uma "falha técnica do pessoal de TI", que não habilitou a página para acesso externo, apenas para visualização da própria Ascom. O endereço, no entanto, já pode ser acessado normalmente (veja em "links relacionados" abaixo).
A WikiCom foi elaborada pelo próprio Ministério das Comunicações para ser mais uma ferramenta de comunicação do governo. Construída sob a plataforma colaborativa Wiki – a mesma usada pela Wikipédia –, a enciclopédia pretende ser um grande banco de informações sobre as áreas de atuação do Minicom e de suas secretarias. Por ser Wiki, o conteúdo pode ser alterado e editado pelos próprios internautas.
Todo o conteúdo da WikiCom foi escrito e elaborado pela Ascom, enquanto a parte técnica, de construção e desenvolvimento do site, foi feita pelas equipes internas de TI do Minicom. O Ministério das Comunicações tem como política institucional não terceirizar a produção do conteúdo de suas publicações, que vão desde uma rádio até um canal no site de compartilhamento de vídeos YouTube.
Ainda segundo informações da Ascom, o projeto estava pronto há mais de dois meses e foi concluído na semana passada. Com o lançamento da revista do Ministério das Comunicações, a Conexão MiniCom, no entanto, a enciclopédia só foi posta no ar na segunda-feira, 28.
- Informações