A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira, 30, que o Google aceitou os termos de um acordo judicial de retaliação por violação de privacidade do Google Buzz – a última tentativa da gigante das buscas para entrar no mundo das redes sociais. Entre as sanções, a empresa de web agora será obrigada a passar por auditorias de segurança de dados a cada dois anos, pelos próximos 20 anos.
O Google vinha sendo investigado pela FTC desde que o serviço foi lançado, em fevereiro do ano passado. O Buzz era acusado de violar a privacidade dos usuários do serviço de e-mail do Google, o Gmail, já que compartilhava as informações pessoais sem autorização (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
De acordo com a decisão do FTC, o Google Buzz infringia os próprios termos de privacidade do site de buscas, o qual afirma que nenhum dado pessoal é divulgado sem a autorização prévia do usuário. Como punição, a empresa também será obrigada a elaborar uma nova cartilha, desta vez mais clara, para explicar seu programa de privacidade de dados fornecidos pelos internautas.
Segundo a FTC, esta é a primeira vez que uma companhia fere as regras e a segurança de dados pessoais na internet estabelecidas pelos EUA e pela União Europeia.
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