As operadoras de cartões de crédito Visa e Mastercard informaram nesta sexta-feira, 30, que dados de seus clientes podem estar nas mãos de criminosos. A brecha na segurança ocorreu após invasão a dados da empresa responsável por processar pagamentos nos Estados Unidos, a Global Payments of Atlanta. Ao todo, a empresa calcula que foram violados dados de 50 mil portadores de cartões.
A invasão ocorreu entre os dias dia 21 de janeiro e 25 de fevereiro, mas só hoje é que veio a público, de acordo com o The Wall Street Journal. “O sistema da Mastercard não foi comprometido. Continuaremos monitorando os eventos e ficaremos atentos a proteção da informação de cada conta”, disse um porta-voz da companhia em comunicado, que disse quantos cartões foram atingidos.
A Visa, por sua vez, enviou nota aos bancos informando sobre a violação da segurança. “A invasão pode colocar contas em risco”, disse um porta-voz do Visa, acrescentando que a uma perícia forense está trabalhando na investigação do caso. “A investigação está no estágio inicial, caso outras contas estejam propensa a riscos, alertas adicionais serão distribuídos.”