Azul Conecta implementa óculos de realidade virtual para treinamento de pilotos

0

A Azul Conecta, subsidiária da Azul no transporte aéreo regional, acaba de implementar uma tecnologia, inédita no Brasil, que será utilizada no treinamento de novos pilotos e em cursos de reciclagem promovidos pela companhia. Criado em parceria com a Plan XP, empresa especializada em inovação e tecnologia, o óculos de realidade virtual utiliza o sensor de movimentos das mãos e exibe de forma 100% realista e em tamanho real a cabine de comando das aeronaves do modelo Cessna Grand Caravan, que compõem a frota da Azul Conecta.

A ferramenta será utilizada já a partir das próximas turmas e tem como principal objetivo aprimorar a fase teórica e preparar os pilotos da Conecta para a etapa seguinte, já no simulador de voo. Em média, cada piloto precisa de 20 horas de treinamento em simulador do equipamento em que vai operar. Com a tecnologia de realidade virtual, o piloto em treinamento tem a real dimensão dos movimentos que são necessários dentro da cabine para acessar comandos e controles, os deixando mais aptos ao treinamento no simulador.

"Além da missão de democratizar o transporte aéreo no Brasil, chegando em regiões em que nenhuma outra empresa opera, a Azul Conecta também quer ser uma empresa-modelo quando se trata de tecnologia e inovação dentro do nosso setor, assim como a Azul já é reconhecida. Com esta novidade, nossos treinamentos serão muito mais assertivos e eficientes para os Tripulantes que estão chegando à empresa", destaca Flavio Costa, diretor-presidente da Azul Conecta e vice-presidente Técnico da Azul.

Segundo Tadeu Primo, instrutor de simulador e comandante da Azul Conecta, responsável por acompanhar todo o processo de desenvolvimento e adoção da nova tecnologia dentro da empresa, a novidade trará ainda mais habilidades técnicas aos pilotos.

"Tínhamos profissionais que chegavam à etapa de simulador sem saber com exatidão as tarefas de cada Tripulante a bordo da cabine, o que é atribuído ao comandante e o que é de responsabilidade do primeiro oficial de acordo com SOP da aeronave. Com o óculos de realidade virtual, que antecede a etapa de simulador, o treinamento está focado em toda a rotina operacional de um voo (SOP), seja ela antes ou durante a decolagem, antes ou após o pouso", explica. "Quando o Tripulante avançar no treinamento e partir para o simulador, ele já estará apto e familiarizado com todos os comandos e sequências de uma cabine do Cessna Grand Caravan", completa.

Ao todo, o óculos de realidade virtual contempla 68 passos que devem ser realizados pelo profissional que está sendo capacitado. Ao final da experiência, um relatório é exibido com a quantidade de procedimentos realizados com exatidão e também os que não foram completados, para que o piloto refaça o processo e treine novamente sob a supervisão do instrutor. De acordo com Tadeu, já está em fase de desenvolvimento um dashboard que trará uma avaliação completa, com erros e acertos e tempo de duração em cada etapa, do Tripulante que for submetido à nova tecnologia, criando um histórico de treinamento de cada tripulante da Conecta.

"A próxima etapa é aplicar o sistema de realidade virtual no treinamento da próxima turma de pilotos da Azul Conecta, sendo que metade dos aviadores usará o módulo adicional, enquanto que os demais Tripulantes receberão o treinamento tradicional", explica Tadeu. O objetivo da companhia, segundo o instrutor e comandante, é qualificar a efetividade da aplicação da realidade virtual e, com os resultados em mãos, ampliar o escopo do treinamento com etapas que serão adicionadas, como por exemplo, a inclusão dos procedimentos de emergência previstos e a realização da inspeção externa do pré-voo, que são algumas das atribuições de todos os *tripulantes* da companhia aérea regional."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.