Como a área de TI pode impulsionar a agenda ESG nas seguradoras?

0

A agenda ESG vem ganhando cada vez mais espaço no mercado segurador. No Brasil, a circular 666/2022 da Susep (Superintendência de Seguros Privados), que entrou em vigor em agosto do ano passado, estabelece as diretrizes ESG para o setor de seguros. Todo esse cenário exige mudança comportamental e cultural dentro das empresas quanto às questões relacionadas ao meio ambiente, à sociedade e à governança dos negócios, para torná-las mais sustentáveis e em linha com o mundo atual.

A fim de auxiliar as seguradoras no processo de adaptação à agenda ESG, a equipe de Tecnologia da Informação pode ser uma forte aliada, envolvendo-se profundamente no negócio e na gestão ambiental, social e de governança. Dessa forma, poderá contribuir com iniciativas que possam acelerar o processo e agregar resultados importantes.

No dia a dia, vejo que há infinitas oportunidades e benefícios para todos. No quesito governança, a criação de comitês reunindo líderes de diversas áreas da empresa, incluindo TI, abre caminhos para colocar o ESG em discussão, conscientizar, planejar e definir ações. Reforçar e aprimorar os treinamentos em CyberSecurity é um outro exemplo de quanto é importante manter os colaboradores conscientes das ameaças cibernéticas e, indo além, conduzi-los diariamente para garantir a proteção dos dados e informações sigilosas sobre os negócios da companhia.

Ainda dentro do universo de TI, é fundamental a área exercer a governança, apoiando o desenvolvimento e a formação de matriz de materialidade e monitoramento dos indicadores para aferir a performance das empresas nos aspectos relacionados à agenda ESG. Também é crucial revisar a estratégia de nuvem ou viabilizar a adoção de metas para a utilização de data centers sustentáveis, que ajudam a controlar e a gerir o acesso às informações estratégicas de maneira segura. No que tange à saúde do colaborador, a TI também pode orientar sobre o uso de plataformas seguras que contribuam para a integridade mental no cotidiano.

Dentro do universo da HDI, por exemplo, esses temas citados estão no radar e muitos outros já estão em pauta, de forma mais ampla, como ações para a redução do consumo de energia, de papel e de água. Igualmente importante é o olhar para a diversidade, como ter a presença de mais mulheres em cargos de liderança e a realização de ações que promovam a melhoria da motivação, da segurança psicológica e do ambiente inclusivo.

Adaptar as seguradoras aos quesitos relacionados à agenda ESG é um processo contínuo, que requer adesão e compromisso de todos, exige planejamento, compreensão dos objetivos da empresa, cultura e valores. Para apoiar todo esse processo, a TI deve estar preparada, atenta às estratégias da companhia e dos colaboradores, e contribuir para as áreas de negócio no dia a dia. Essa é uma construção em equipe para proporcionar resultados a médio e longo prazos, com a dedicação e o empenho de todos.

Vanesa Bustamante, diretora de TI da HDI Seguros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.