A digitalização tem transformado a vida das pessoas em diversos aspectos: desde a interação social até em como realizam suas atividades no dia a dia. Seja por meio do delivery de comida, produtos ou bens de consumo em geral, seja pelo o streaming de vídeo, ou por meio de outras tantas atividades que se tornaram rotineiras digitalmente.
Todos nós nos adaptamos aos meios digitais e isso se tornou parte da rotina e, agora, o desafio é combinar o que fazemos online com o que queremos fazer offline: iniciar a compra daquele artigo de vestuário online e terminar na loja física, a noite talvez pedir comida no delivery, mas no almoço ir para o restaurante, seguir acompanhando as séries que amamos no streaming mas também ver filmes no cinema, e por aí vai.
No mundo corporativo não é diferente, cada vez mais, gestores estão compreendendo a importância de investir em tecnologia e inovação para se tornar cada dia mais competitivos e atingindo a melhor performance.
Atividades que demandam tempo e estavam sujeitas a erros foram modificadas, simplificadas e até mesmo automatizadas. Os sistemas de gestão são um exemplo, hoje é completamente possível ter uma visão global do negócio, o que facilita a tomada de decisão.
O fato é que estamos presentes online e off-line, e estes mercados agora estão mais unidos do que nunca e tudo precisa estar integrado. Hoje a jornada do cliente pode começar online e terminar fisicamente ou vice-versa, e sua empresa precisa estar preparada para isso.
Nunca foi tão importante manter seus sistemas e serviços descentralizados para que os mesmos atendam o cliente pelo meio que ele preferir.
As soluções Saas conectadas a tecnologia cloud possibilitam a integração do meio físico e digital, o que atualmente é fundamental. Podemos também considerar outras vantagens, como maior segurança e flexibilidade, afinal, essa tecnologia permite que a equipe tenha acesso a tudo que precisa de qualquer lugar e dependendo de menor estrutura.
Vale salientar que os softwares digitais tendem a ter um custo muito menor do que os tradicionais. O gasto com as licenças é algo que já não existe em grande parte das empresas, o que permite ter uma rentabilidade maior.
É fato que avançamos muito nos últimos anos, mas agora não voltaremos à velocidade anterior, continuar inovando e digitalizando é imprescindível para que seu negócio sobreviva ao mundo pós pandemia.
Tecnologia é meio, Cloud é meio, e o fim é seu negócio construído sobre elas.
Guilherme Barreiro, Diretor Geral da Nextios.