O deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), integrante da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática, representa a Câmara em reunião que se realiza em Londres, sobre a sustentabilidade na Amazônia.
O parlamentar apresentou uma proposta para levar infra-estrutura de telecomunicações para a Amazônia com baixos riscos ambientais, usando a tecnologia wireless. Ele destaca que a idéia é economicamente viável, pois os custos de implantação de uma rede wireless seria bem menor do que a instalação de fios de cobre, cabos coaxiais e fibras ópticas no território amazônico.
O deputado acredita que o projeto pode ser viabilizado com o apoio internacional. Para Bornhausen, esse pode ser o caminho para conciliar o desenvolvimento da região Amazônica com a sua preservação. "O Brasil precisa dessa parceria internacional para poder fazer projetos que transformem a Amazônia em um projeto sustentável."
O mesmo grupo que debateu em Londres a sustentabilidade na Amazônia volta a se reunir em Belém (PA), daqui a 90 dias, para avaliar o andamento das propostas. Antes disso, Bornhausen pretende discutir com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o projeto de implantação de uma rede de telecomunicação sem fio na região Amazônica.
Participam do encontro autoridades britânicas e brasileiras, além de empresários, líderes sociais e pesquisadores.
Com Agência Câmara