A Siemens decidiu migrar todo seu ambiente de computação, que atende hoje a mais de 14 mil funcionários, para a plataforma Microsoft, com Windows Vista e 2007 Microsoft Office. Desde março, a Siemens utiliza os novos produtos da Microsoft, conhecendo os recursos e as funcionalidades. Com isso, a companhia ganha tempo para se planejar para o futuro e seus profissionais poderem se ambientar aos novos sistemas.
"O Windows Vista e o 2007 Office system apresentam interfaces muito mais elaboradas e eficientes", afirma Antonio Lima, gerente de operações da Siemens para a América Latina. Apesar disso, de acordo com ele, a adoção ainda pode ser prematura para muitos dos profissionais que migraram há pouco para o Windows XP e para a versão 2003 do Office. Por isso, a intenção da Siemens é realizar uma transição progressiva.
Na visão de Lima, dois fatores vão contribuir para acelerar essa adoção. Um deles é a política de atualização de hardware da companhia, que troca de 20% a 30% de seu parque anualmente. "Os computadores que serão adquiridos já estarão preparados para explorar todo o potencial do novo sistema operacional", comenta.
Entre os profissionais que serão inicialmente beneficiados está a equipe de usuários móveis. Esses colaboradores, que passam a maior parte do tempo nas ruas, hoje devem se apresentar regularmente na empresa para conectar os notebooks na rede a fim de validar políticas e fazer atualizações de software. Quando o grupo passar a utilizar o Windows Vista, essa exigência deixará de existir, pois será possível realizar essas tarefas a distância e dinamicamente. "Essa possibilidade terá impacto direto na produtividade, com total segurança", afirma.
Os planos de fazer uma transição progressiva para o Windows Vista não impedem que a Siemens já explore os recursos do novo sistema. Para Lima, o mais extraordinário deles – e que está sendo usado mesmo com o Windows XP – é o ImageX, ferramenta para criação de imagens de disco. Esse utilitário, integrado ao Windows Vista, facilita a implantação do sistema operacional. "É uma ferramenta excepcional, que supera todas as soluções concorrentes. É simples, eficiente e seus benefícios são imensuráveis", avalia.