Fabricantes europeus de chips veem sinais de melhoria no mercado

0

Os fabricantes europeus de chips para PCs anunciaram nesta quinta-feira, 30, que preveem um crescimento do mercado neste trimestre, após terem experimentado uma forte queda nas receitas no início do ano, de acordo com o jornal Financial Times.
O CEO Carlo Bozotti, da ST Microelectronics, maior empresa de chips da Europa, disse que, à exceção do Japão, já há sinais de aumento na demanda por semicondutores na Ásia. A mesma percepção foi apontada pelo CEO Alain Dutheil, da ST Ericsson, joint venture entre a STMicro e a Ericson para a fabricação de chips para celulares. Segundo ele, verifica-se um movimento semelhante de aumento da demanda por produtos da empresa, principalmente na China. Já o diretor de TI da alemã Infineon, Peter Bauer, declarou que espera que as vendas da empresa cresçam 10% até o fim do último trimestre.
De acordo com o jornal britânico, os comentários são reflexo do anúncio feito pela taiwanesa TSMC, maior compradora de semicondutores do mundo e líder do setor, prevendo forte aumento nas vendas para o segundo trimestre. Outro fator que contribuiu para as projeções otimistas, ainda segundo o jornal, foi uma declaração da Nokia de que a queda na venda de celulares no início do ano está começando a atenuar.
Mesmo com os ventos favoráveis, as três empresas procuraram ser cuidadosas em relação aos prognósticos para este ano. A ST Microelectronics calculou que as vendas globais de chips ainda devem cair 25% em relação ao ano passado, e a ST Ericsson previu queda de 10% a 12% na vendas globais de chips para celulares. A Infineon estima que suas vendas cairão 20%.
Bozotti considera que o setor foi deteriorado pela crise no início do ano, principalmente no primeiro trimestre, mas salienta que está vendo os primeiros sinais de melhora. Dutheil, da ST Ericsson, acha que a má fase já acabou, mas que o setor ainda precisa de mais indícios de um aumento na demanda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.