Após cinco anos como diretora geral da Teradata Brasil, Katia Vakys anunciou a saída da empresa para assumir como sócia responsável pela área de business analytics and optimization (BAO) da IBM Global Business Services. A executiva, que liderou o processo de separação (spin-off) da operação da Teradata da NCR Brasil, tornando-a uma empresa independente, diz que conseguiu fazer com que o resultado anual da companhia crescesse de um para dois dígitos e a operação brasileira da Teradata expandisse três vezes no período.
No lugar de Kátia, que se desligou oficialmente da empresa na semana passada, assume interinamente Mario Hime, que atualmente ocupa o cargo de diretor de serviços profissionais. Até que seja nomeado um novo executivo para comandar a empresa, Hime acumulará as duas funções.
Em comunicado ao grupo de executivas de TI NEXTi, Kátia disse que chegou a hora de assumir novos desafios. "Minha carreira sempre foi dedicada a venda de software e hardware, e eu tinha como meta futura ampliar meus conhecimentos na gestão de serviços e consultoria. Recebi um convite da IBM Brasil, para assumir como sócia responsável pela área de BAO, dentro da GBS", diz ela.
Katia diz que um dos focos principais da IBM para os próximos anos são projetos relacionados a inteligência analítica. "Meu objetivo é definir a estratégia de go to market dessa unidade de negócios, estruturar a equipe e levar a IBM GBS a uma participação estratégica, competitiva e diferenciada."
- Mudança