A Copagaz estima obter uma economia de aproximadamente R$ 2 milhões em três anos com a adoção da ferramenta de aceleração de ambiente de tecnologia da informação (TI) Steelhead, desenvolvida pela Riverbed Technology.
O uso da ferramenta tornou-se necessário em decorrência de uma sobrecarga detectada na rede de longa distância (WAN) e nos links de internet da distribuidora de gás.
O objetivo é aumentar a produtividade, melhorar o desempenho de aplicativos e fornecer uma infraestrutura favorável ao negócio, conta Reinaldo Gonçalves Melero, CIO da Copagaz.
A economia de R$ 2 milhões será obtida apenas com o aumento da velocidade dos links de acesso. Mas já foi apurado ganho de produtividade e a banda do link teve uma redução de 78,5%. Além disso, agora é capaz de utilizar arquivos compartilhados, o que evita o retrabalho e informações conflitantes.
A sobrecarga foi gerada pelo aumento dos processos entres as unidades de negócio e a matriz e os serviços na rede corporativa e na web. Outro motivo foi a migração de algumas ferramentas para a nuvem.
O projeto teve início em julho do ano passado, quando foi realizada uma prova de conceito com a ferramenta na matriz e em uma das filiais da Copagaz. Em dezembro, começou a implantação.
"Pudemos centralizar os backups na matriz, o que possibilitou a redução de custos em infraestrutura e do tempo de recuperação do ambiente das filiais em situações de contingência", explica Melero.
Como a ferramenta da Riverbed foi contratada como um serviço (modelo SaaS), o investimento da empresa foi de 690 mil reais, incluindo suporte e gerenciamento.
Até agosto deste ano, a Copagaz planeja concluir a implementação da solução em todas as filiais da companhia, espalhadas por 19 Estados e o Distrito Federal.
O contrato prevê a instalação de 17 equipamentos no modelo Riverbed Steelhead 250, um equipamento Riverbed Steelhead Ex-760 e 60 licenças do Riverbed SMC (Mobilidade).