A Stefanini reforça sua oferta de serviços em consultoria, desenvolvimento de conteúdo, criação e análise de dados (analytics) voltados para marketing. A aposta da empresa consiste em diferentes ferramentas que ajudarão as empresas formarem campanhas direcionadas para cada perfil de público.
Baseada na utilização da metodologia de Design Thinking, a Stefanini traça um cenário dos desafios apontados pelos clientes e testa as possibilidades de resoluções para definição dos projetos. A oferta da empresa consiste em definir estratégias digitais para aumentar a relevância dos clientes nos meios digitais, além de repensar layouts e estruturas de conteúdos de projetos web compatíveis em todos os dispositivos, conceito chamado Design Responsive. A partir daí, é criado um plano de entrada e aumento de valor nas principais redes sociais.
"Na área de conteúdo e criação, focamos em desenvolver peças e artigos que contribuam para que as estratégias digitais sejam alcançadas", Vinicius Fontes, Gerente Executivo de Inovação da Stefanini. O executivo explica que na fase de execução, são utilizadas soluções de monitoramento para acompanhar o desempenho das ações. A oferta é complementada ainda com a utilização de ferramentas de análise de dados (analytics), que possibilitam mensurar os resultados e indicadores para melhorar a presença digital.
"As redes sociais começam a crescer como ferramentas de interação corporativa e a Stefanini está pronta para atender essa necessidade de potencializar o seu uso, apoiada em estratégias que envolvam os objetivos da empresa", afirma Fontes.
Canais digitais são foco da oferta
Direcionada para empresas que necessitam dos canais digitais (website, smartphones, tablets, etc) como ferramentas de relacionamento, a oferta da Stefanini é voltada para bancos, produtos de varejo, e-commerce, companhias aéreas e indústrias automobilísticas. Para Vinicius Fontes, fazer negócios na Internet será, cada vez mais, uma das principais atividades de nossos clientes. "A Internet não é apenas uma maneira de divulgar marcas, produtos ou serviços, mas um mercado rico em oportunidades a serem exploradas para relacionamento e personalização nas vendas", afirma Fontes.
Um dos diferenciais é a integração de canais e Marketing contextual focando em um único BI e CRM de maneira convergente, trabalhando em ofertas personalizadas para o cliente em todos os canais e utilizando plataformas de Real Time Decision. Esse conjunto de ferramentas possibilita que a Stefanini disponibilize ofertas unificadas ao cliente em tempo real, trabalhando com segmentação de clientes de acordo com seu perfil.
"A tecnologia Stefanini permite uma grande flexibilidade de integração multicanal, promovendo um relacionamento mais próximo com o cliente. As plataformas em tempo real permitem que sejam trabalhadas ofertas específicas transacionalmente. Por exemplo, ao consultar o saldo, o banco pode enviar um produto bancário para o cliente de acordo com seu perfil de consumo ou uma oferta específica no ato da compra", explica Fontes.
.Parceria com a Adobe
Outra iniciativa que reforça a aposta da Stefanini na utilização de canais digitais como ferramenta de aproximação com os clientes é a parceria da empresa com a Adobe. Desde 2011, as duas empresas mantém uma parceria que tem como objetivo criar e gerenciar uma experiência de consumidor mais dinâmica e interativa. A partir da aliança, a Stefanini passou a vender a solução de gerenciamento de conteúdo da Adobe, juntamente com os módulos de Marketing Digital, além de realizar todo o serviço de implementação necessário.
Entre as soluções Adobe que fazem parte do portfólio da Stefanini, um dos destaques é a Adobe Experience Manager, que ajuda a organizar e gerenciar a apresentação de ativos digitais e outros tipos de conteúdo em canais de marketing digital, como web, celulares, email, comunidades e vídeo.
As vantagens da utilização da ferramenta incluem, ainda, maior independência. Ao utilizar a plataforma, a área de marketing tem maior flexibilidade na criação e lançamento de campanhas, não ficando tão dependente de TI para viabilizar as ações. É possível também fazer um acompanhamento em tempo real, medindo o alcance e os resultados das campanhas e podendo fazer correções ao vivo.
A plataforma Adobe Experience Manager possibilita controle total do conteúdo e das campanhas nos canais digitais. Dessa forma, as equipes Stefanini e Abode integram a mobilidade em todos os esforços de marketing, mantendo a consistência e compatibilidade do conteúdo com qualquer dispositivo móvel. Para as comunidades sociais, são incluídos conteúdos gerados pelo usuário e de redes sociais na mensagem da marca para criar comunidades fiéis em seus sites.
As ferramentas Abode também possibilitam o gerenciamento de ativos digitais com Mídia Dinâmica, trabalhando com um conjunto único de ativos mestres que possibilitam variações ilimitadas, como tamanho, cor, formato e zoom e Vídeos, criando, gerenciando e publicando vídeos interativos para todas as telas e dispositivos usando um único URL.
"As apostas são grandes, pois o mercado está apontando para uma mudança significativa no modo como as empresas se relacionam com seus clientes nos canais digitais. Hoje é necessária uma comunicação mais direta onde o consumidor se sinta realmente entendido e parte do contexto", finaliza Fontes.