O Brasil é o primeiro país a receber o programa AI Academy, do Google for Startup. A iniciativa visa capacitar startups focadas em trabalhar com soluções que utilizam inteligência artificial (IA). Também foi divulgada a lista das dez primeiras startups que serão aceleradas nesta primeira edição foi divulgada.
São elas: Advolve (SP), Beep Saúde (SP), Biti9 (RJ), Creators (SP), Easy B2B (SP), Merama (SP), Nama (MG), Rocketmat (SP), Tributei (AP) e Twiggy (SP).
Com duração de 10 semanas, o AI Academy irá fornecer às startups ferramentas e mentorias personalizadas voltadas para os negócios de cada uma das empresas selecionadas.
O programa tem foco na computação em nuvem e irá trazer trilhas de aprendizagem e laboratórios para apresentar o Google Cloud, além de abordar temas como modernização de apps, segurança, IA e aprendizado de máquina (machine learning). Essa iniciativa está em acordo com um dos objetivos de atuação global do Google Cloud, que é apoiar a inovação das startups, auxiliando-as, inclusive, na adoção da IA generativa.
Prova disso está no fato de que, atualmente, mais de 60% das startups de IA generativa que já receberam financiamento e quase 90% dos unicórnios de IA generativa são clientes do Google Cloud.
Acelerando a inovação com IA
Com o AI Academy, o Google for Startups busca impulsionar e promover o desenvolvimento de aplicações com IA nas startups brasileiras, criando um impacto positivo de longo prazo no mercado. A ideia é não só aumentar a capacidade das startups de incorporar tecnologias avançadas em suas operações, mas também colocar o Brasil na rota da inovação em IA.
A primeira edição do AI Academy acontecerá de 23 de abril a 25 de junho. As sessões técnicas serão realizadas online, enquanto as sessões de abertura e encerramento acontecerão presencialmente em São Paulo, no Google for Startups Campus. Este formato híbrido deve oferecer flexibilidade e maximizar o aprendizado e a colaboração entre as startups participantes.
Benefícios exclusivos para startups participantes
Além de mentorias e acesso a especialistas do Google, o programa oferece uma plataforma para networking, permitindo que as startups interajam entre si e com a rede alumni do Google for Startups, abrindo portas para futuras colaborações e oportunidades de crescimento.
Startups selecionadas para o AI Academy:
As startups selecionadas para participar da primeira edição do AI Academy são:
• Advolve: startup que está construindo uma plataforma que automatiza todos os processos de anúncios digitais, dos criativos à veiculação em todas as plataformas, tudo via modelos de IA e machine learning especializados em entregar o melhor retorno sob investimento em anúncios.
• Beep Saúde: startup que está propondo uma nova forma para as pessoas acessarem serviços de saúde, oferecendo opções de coleta de exames laboratoriais e aplicação de vacinas em domicílio.
• Biti9: startup que oferece soluções de automações robóticas de processos (RPA) por meio da IA, para que grandes empresas de diversos setores possam automatizar tarefas repetitivas e manuais, liberando tempo para que os colaboradores se concentrem em projetos mais estratégicos e de alto valor.
• Creators: startup que procura potencializar a presença digital de marcas e criadores com uma solução completa para campanhas de marketing de influência e programas de aceleração, desde curadoria até análise de dados em tempo real.
• Easy B2B: startup que facilita o processo de compra entre empresas, criando marketplaces em 72 horas, ganhando eficiência através de catálogos baseados em inteligência artificial e simplificando os processos de compras B2B.
• Merama: holding de marcas digitais na América Latina, que atua em diversas categorias de produtos para acelerar o crescimento e a lucratividade, através de investimentos em capital de giro, desenvolvimento de produtos e tecnologia proprietária.
• Nama: startup que facilita o acesso ao conhecimento empresarial para equipes internas e clientes. Sua plataforma de IA e tecnologias proprietárias de busca semântica e RAG – Geração Aumentada de Recuperação (Retrieval-Augmented Generation), forma de ampliar modelos de linguagens (LLMs) – permitem a recuperação automatizada de informações e a gestão de consultas em grandes bases de conhecimento, aumentando a produtividade e a satisfação do cliente.
• Rocketmat: startup especializada em soluções de IA para a contratação e gestão de recursos humanos, usando algoritmos proprietários capazes de processar informações e propor decisões assertivas para a aquisição de novos talentos.
• Tributei: startup que utiliza IA para monitorar mudanças na legislação tributária e automatiza processos de cálculo e pagamentos de guias do ICMS, ajudando empresas que lidam com esse imposto a aumentar produtividade, reduzir custos e eliminar erros.
• Twiggy: startup de moda impulsionada por IA que permite que usuários possam capturar imagens de roupas para descobrir opções similares, integrando-se perfeitamente ao ecossistema digital das marcas parceiras.
As startups irão rodar suas infraestruturas de TI na nuvem do Google.