A Datasul anunciou novos investimentos para consolidar sua atuação na Argentina e em toda a América Latina. A empresa realizará investimentos que incluem a nomeação de um gerente geral para a operação daquele país, ampliação da equipe de vendas, aumento do portfólio de soluções para o mercado argentino, inauguração de uma subsidiária da companhia em Buenos Aires e ações de fortalecimento da marca.
?Ao todo já investimos U$S 3 milhões na estruturação e contínua melhoria de nossos negócios na Argentina, o que incluiu a aquisição da Meya em dezembro do ano passado?, explica Jorge Steffens, presidente da Datasul. ?Agora, estamos promovendo a continuidade da estratégia para expansão de nossas operações internacionais?.
Com presença naquele país desde 1995, a Datasul já possuía três unidades de distribuição nas cidades de Buenos Aires, Córdoba e Mendoza. No fim de 2006, ao adquirir os direitos de propriedade intelectual, marca e contratos com clientes da Meya, a companhia duplicou sua participação de mercado e sua base de clientes na Argentina e os executivos e profissionais da Meya formam o que é, hoje, a quarta unidade de distribuição Datasul no país. Para o segundo semestre, a empresa inicia operações em Rosário, segunda maior cidade argentina.
O executivo argentino Jorge Nigro assume a posição de gerente geral. Nigro, que passou pela IBM, Informix e Ardison e foi membro da Câmara Argentina de Software e Serviços Informativos (CESSI), terá a missão de consolidar a presença da Datasul no país. ?Estamos unindo o conhecimento de mercado e dos profissionais argentinos ao bem-sucedido modelo de negócios da Datasul?, diz Nigro.
Com a ampliação da equipe de vendas, o executivo terá de alinhar as estratégias de comercialização. Também será intensificada a atuação do Centro de Desenvolvimento e Inovação para a América Latina que a companhia inaugurou no início deste ano, em Córdoba. O centro, que conta com mais de 50 profissionais, foi criado para prestar suporte para todos os países de língua hispânica e também será utilizado para localização dos softwares internacionais.
A Argentina é considerada o terceiro maior mercado da América Latina e sua economia tem apresentado taxas de crescimento de 8% ao ano. Segundo a IDC, o potencial de mercado argentino para ERP está estimado em US$ 75 milhões para 2007. ?A Argentina possui uma economia forte, com muitas oportunidades em diversos segmentos. Nossa intenção é alcançar aqui os mesmos resultados que nosso modelo de negócios gerou no Brasil. Oferecendo soluções em gestão que suportem o crescimento de nossos clientes e, conseqüentemente, do país?, afirma Jean Klaumann, diretor de operações da Datasul para América do Sul.
Ainda de acordo com Klaumann, também o portfólio da companhia para o país deve ser estendido. ?Já estamos trabalhando na localização de novas soluções e teremos novidades ainda neste semestre. Uma das grandes forças da Datasul está na abrangência de seu portfólio. Apoiamos nossos clientes em vários aspectos do seu negócio e isso também é um diferencial para o mercado argentino. Hoje, a Datasul já possui 82 clientes no país, entre os quais estão as empresas Perkins, Gestamp (Córdoba e Buenos Aires), Rubol e Metalúrgica Roma.