Entrou no ar nesta quarta-feira (30/5), o novo portal do Governo Eletrônico Brasileiro (www.governoeletronico.gov.br). Administrado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, a versão atual foi construída integralmente em software livre e sob as diretrizes do Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG), que traz uma série de recomendações técnicas para a construção e adaptação de portais acessíveis a portadores de necessidades auditivas e visuais.
A nova versão também agregou uma nova arquitetura e novas funcionalidades visando ampliar o acesso e a navegação. Para ampliar a interação e conhecer a opinião sobre assuntos relacionados a governo eletrônico, os cidadãos contam agora com fóruns de discussão e enquetes. No momento, os usuários podem enviar seus comentários sobre a integração dos serviços públicos prestados via internet. Outra novidade é a biblioteca que reúne documentos sobre governo eletrônico.
Outro espaço de interação com os usuários ? as consultas públicas ? permanece no portal. Inúmeras pessoas já participaram das consultas públicas realizadas sobre temas como as especificações de estações de trabalho, as novas versões dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING), e o Padrão e-MAG.
O portal reúne informações sobre iniciativas e projetos desenvolvidos no âmbito do Governo Eletrônico Brasileiro, como os Computadores para Inclusão, o Guia de Migração para Software Livre, o Observatório de Inclusão Digital, entre outros. A SLTI responde pela Secretaria Executiva do Programa Brasileiro de Governo Eletrônico.