Portal do Software Público Brasileiro atinge 5 mil usuários

0

Lançado em abril deste ano, o portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) já conta com uma comunidade de mais de 5 mil usuários de todo o Brasil e também do exterior, de países como Japão, Estados Unidos, França, Canadá e da América do Sul. Depois do Brasil, Portugal é o país com o maior número de usuários, com 25 participantes.

O portal conta atualmente com seis soluções desenvolvidas em software livre cujos códigos-fonte estão disponíveis para dowload mediante cadastramento. A iniciativa é um trabalho conjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).

Nesta semana também foi disponibilizado no portal o primeiro software criado por um desenvolvedor da comunidade de software livre brasileira ? o JeguePanel. Desenvolvida inteiramente em software livre, essa solução realiza funções voltadas para a administração de ambientes de rede e pode ser muito útil aos órgãos de governos federal, estaduais e municipais.

Entre as suas funções estão a administração de contas de e-mail, gerenciamento de listas de usuários, compartilhamento de caixas postais e integração com o antivírus ClamAV, SpamAssassin e a ferramenta de correio eletrônico Egroupware. Conforme o gerente de Inovações Tecnológicas da SLTI, Corinto Meffe, a maioria das soluções existentes atualmente no mercado com essas funções é proprietária.

A próxima solução que será disponibilizada no portal até julho deste ano é um software livre para registro de assinaturas digitais, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, a intenção é que a administração pública disponha de um ambiente onde possa compartilhar suas soluções. ?Queremos evitar a sobreposição de custos e possibilitar o aprimoramento dos softwares?, destacou.

As entidades que têm interesse em disponibilizar soluções no portal devem entrar em contato através do e-mail guialivre@planejamento.gov.br. As soluções serão analisadas pela SLTI, responsável pelo gerenciamento do portal, já que terão de atender a alguns requisitos que as caracterizem como públicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.