Lançado em abril deste ano, o portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br) já conta com uma comunidade de mais de 5 mil usuários de todo o Brasil e também do exterior, de países como Japão, Estados Unidos, França, Canadá e da América do Sul. Depois do Brasil, Portugal é o país com o maior número de usuários, com 25 participantes.
O portal conta atualmente com seis soluções desenvolvidas em software livre cujos códigos-fonte estão disponíveis para dowload mediante cadastramento. A iniciativa é um trabalho conjunto da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento e a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).
Nesta semana também foi disponibilizado no portal o primeiro software criado por um desenvolvedor da comunidade de software livre brasileira ? o JeguePanel. Desenvolvida inteiramente em software livre, essa solução realiza funções voltadas para a administração de ambientes de rede e pode ser muito útil aos órgãos de governos federal, estaduais e municipais.
Entre as suas funções estão a administração de contas de e-mail, gerenciamento de listas de usuários, compartilhamento de caixas postais e integração com o antivírus ClamAV, SpamAssassin e a ferramenta de correio eletrônico Egroupware. Conforme o gerente de Inovações Tecnológicas da SLTI, Corinto Meffe, a maioria das soluções existentes atualmente no mercado com essas funções é proprietária.
A próxima solução que será disponibilizada no portal até julho deste ano é um software livre para registro de assinaturas digitais, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, a intenção é que a administração pública disponha de um ambiente onde possa compartilhar suas soluções. ?Queremos evitar a sobreposição de custos e possibilitar o aprimoramento dos softwares?, destacou.
As entidades que têm interesse em disponibilizar soluções no portal devem entrar em contato através do e-mail guialivre@planejamento.gov.br. As soluções serão analisadas pela SLTI, responsável pelo gerenciamento do portal, já que terão de atender a alguns requisitos que as caracterizem como públicas.