O presidente do conselho de administração da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, solicitou nesta quarta-feira (30/5) à Anatel e ao Ministério das Comunicações mais agilidade na concessão de licenças na área de telefonia móvel. O executivo se encontrou com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e com o presidente da agência reguladora, Plínio Aguiar, em Brasília.
?O objetivo das reuniões foi reafirmar que o Brasil é estratégico para a Portugal Telecom e também pleitear maior rapidez na licitação das freqüências de 1,9 GHz, atualmente não utilizadas?, informou o grupo português de telecomunicações em comunicado. "As audiências com as autoridades brasileiras do setor fazem parte do programa de visitas regular de negócios do presidente da PT", acrescentou o texto.
Granadeiro considera fundamental que a Vivo tenha as mesmas oportunidades de atuação no mercado que suas concorrentes. Para isso, é necessário obter licenças para operar também em Minas Gerais e em outros seis estados do Nordeste ? Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Caso consiga concessão para atuar nesses estados, a operadora ficaria com 100% de cobertura no país.
Atualmente, a Portugal Telecom é o maior investidor português no Brasil, com mais de US$ 7 bilhões investidos, nos últimos anos, sobretudo na Vivo. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou na última segunda-feira a concessão de um empréstimo de R$ 1,5 bilhão a Vivo. Os recursos serão utilizados na conclusão da implantação da rede GSM e para expansão da capacidade da rede nas regiões onde a operadora já atua.
Com informações da Agência Lusa.