O ministro das Comunicações, Hélio Costa, participa nesta quinta-feira (31/5), de cerimônia de lançamento do primeiro celular com tecnologia desenvolvida no Brasil. O lançamento, realizado em São Paulo, é promovido pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP).
O aparelho, desenvolvido pelo LSI, em parceria com a multinacional LG, possui sistema trifaixa, de geração 2,5, que se adapta a todos os sistemas mundiais, permitindo a conexão à internet e o uso do roaming internacional é automático. A pesquisa agora se volta para a terceira geração. Os aplicativos com middleware são desenvolvidos a partir de uma plataforma única de chip AMD, que é usada mundialmente pela LG, portanto, considerado um produto nacional pelos engenheiros.
A equipe do LSI e da LG está usando cem aparelhos fabricados com a tecnologia. A LG deve começar a fabricá-los em grande escala ainda neste ano para o mercado externo. A prioridade nesta etapa é em razão da alta competitividade internacional, em que o Brasil ocupa atualmente o quinto lugar em exportações em aparelhos celulares.
O evento contará ainda com a presença do coordenador geral do LSI, João Antonio Zuffo; do presidente da Zetta Technologies, Sidney Youn; e do presidente da LG Eletronics do Brasil, Joong Bong Cho.