A holding digital do Grupo RBS, que concentra seus investimentos em mídia digital, e-commerce segmentado e mobile, anunciou a compra de participação minoritária na webstore de vinhos Wine.
De acordo com a holding, a Wine lidera hoje o e-commerce e clube de vinhos na América Latina, com taxa de crescimento anual de mais de 70%. A companhia possui mais de 2 mil rótulos de vinhos premium das principais vinícolas do mundo e conta com modelo de assinatura (ClubeW) com mais 13 mil sócios ativos. A empresa mantém loja exclusiva no Facebook e no segmento de B2B.
Para Fabio Bruggioni, CEO da holding digital do Grupo RBS, a transação é estratégica para a empresa paulista, que foi criada em setembro de 2011 e está em fase de aquisição de novos ativos para fortalecer a atuação nos três segmentos de interesse.
"Nosso papel é colaborar para gerar forte crescimento, agregando capital e ajudando na entrega de excelência de gestão e governança, preservando a independência da companhia", diz Bruggioni.
Da parte da Wine, a meta é construir no país um negócio que seja referência de qualidade no segmento. "Nossa visão é compartilhada por nosso novo sócio", diz Rogério Salume, presidente da Wine.
Em comunicado, as duas empresas informam que o negócio resultará em investimentos no site com foco em três frentes principais: seleção e melhor preço de vinhos, com auxílio de curadoria capacitada; experiência personalizada, com uso de tecnologias e inteligência de indicação e recomendação de vinhos; e avaliação contínua da estrutura e do processo de entrega.
A expectativa da companhia é expandir fortemente a base de assinantes do ClubeW e no segmento B2B. "É um excelente segmento, com potencial de atender a mais de um milhão de estabelecimentos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel", diz Salume.
O executivo menciona dados da Organisation Internationale de la Vigne et du Vin (OIV), que apontam que, por ano, o brasileiro consome apenas 1,7 litro de vinho contra 9 litros dos americanos. No Brasil, São Paulo concentra 34% do consumo, seguido por Rio de Janeiro (21%), Paraná (10%) e Rio Grande do Sul (10%).