A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) elaborou manual para orientar gestores de canais oficiais sobre como usar redes sociais na Internet.
De acordo com a instituição, todo servidor público e colaborador é porta-voz da Unesp e deve estar atento para o fato de que qualquer coisa que postar na rede mundial poderá aparecer nos sistemas de buscas.
Entre outras coisas, a Unesp aconselha os usuários a não compartilhar informações internas confidenciais. "Além de não ser ético e poder comprometer o servidor no ambiente corporativo, dependendo do assunto e da forma abordada, ele (a) pode responder a processo administrativo disciplinar, penal e cível", avisa a instituição, em seu site.
A universidade lembra que referir-se de forma depreciativa a autoridade ou superior hierárquico, por exemplo, são condutas vedadas ao servidor pelo Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, com consequências previstas no dispositivo.
Confira outras orientações da Unesp para canais oficiais:
- Tente seguir o padrão de nome que as outras mídias sociais da instituição adotam. Evite símbolos que dificultem as buscas, como _ e * ;
- Redes sociais devem seguir uma linha editorial. Ao definir o conteúdo que será compartilhado, avalie se ele é pertinente com a missão e os interesses da universidade;
- Fique atento se textos e links estão corretos. Mesmo que o erro seja apagado rapidamente, o estrago é imediato;
- As redes sociais são muito dinâmicas. Aproveite para postar novidades. O perfil que não é atualizado frequentemente é desinteressante e não atende às necessidades do público que navega na Internet;
- Um perfil na rede social deve responder aos seus seguidores com agilidade. Evite frases prontas, pois este canal propõe uma conversação / relacionamento mais próximo.
- Caso algum seguidor aponte uma informação discordante, assuma seu erro, verifique e, se necessário, faça a correção. Não se esqueça de agradecer ao colaborador;
- A Internet tem uma flexibilidade que permite o uso de linguagem menos formal. Esteja alinhado com a linguagem utilizada pelos outros canais de comunicação da instituição e evite gírias.