Pesquisa feita pela BroadSoft aponta que mais da metade (51%) das empresas adotarão as Comunicações Unificadas em nuvem (UCaaS) até 2020, um aumento de 10 pontos percentuais em relação aos resultados de 2015, superando as instalações de PABX tradicionais.
A mudança mais significativa para a adoção da nuvem está ocorrendo no segmento das grandes empresas; as companhias de telecomunicações esperam que 45% delas adotem as soluções de PABX em nuvem até 2020 – um aumento de 25 pontos percentuais em relação à pesquisa do último ano.
A pesquisa identificou crescimento maior de UC em empresas de médio e grande porte. Os entrevistados acreditam que até 2020, a UCaaS aumentará para: segmento de pequenas empresas; segmento empresas de médio porte (100 – 999 empregados) – 49% (11 pontos percentuais a mais em relação de pesquisa de 2015); segmento das grandes empresas (mais de 1.000 funcionários): 45% (até 25 pontos percentuais a mais em relação de pesquisa de 2015).
Setenta e seis porcento dos entrevistados também disseram que a nuvem torna mais fácil para as empresas adotarem recursos avançados de UCaaS – contribuindo para o aumento da receita do cliente.
A junção da mobilidade e experiência de uso são funcionalidades da Comunicação Unificada
Enquanto a mobilidade é uma prioridade para as empresas, a experiência do usuário de comunicações unificadas em tempo real no celular entregue "Over The Top (OTT)" não tem acompanhado o ritmo. Por isso, a integração móvel nativa – que oferece uma experiência móvel integrada no discador móvel do dispositivo – emergiu como uma importante parte da experiência de usuário para as empresas.
Oitenta e nove porcento dos entrevistados acreditam que a integração móvel nativa é um requisito importante para as soluções móveis. Ao mesmo tempo, os resultados mostram que mais de 90% dos usuários empresariais de UCaaS precisará de integração móvel, uma oportunidade para as empresas de telecomunicações em 2017 oferecerem uma experiência de negócio móvel superior.
Juntamente com as comunicações unificadas em nuvem, soluções para Contact Centers também estão migrando rapidamente para a nuvem. Até 2020, os participantes da pesquisa preveem que 43% dos assentos de contact center serão baseados em nuvem. Oitenta e quatro porcento dos entrevistados também consideram a funcionalidade de análise preditiva como importante para os usuários finais, sugerindo que as empresas buscarão cada vez mais soluções baseadas em análise de Contact Centers que se integrem com UCaaS para aprimorar a experiência do cliente.
A colaboração em equipe está surgindo como uma oportunidade-chave para os provedores de telecomunicações, uma tendência notável como aplicativos de mensagens corporativas estão ganhando força nas empresas. Setenta e oito porcento dos entrevistados apontaram a integração de equipe como um requisito importante para os usuários finais em seus respectivos mercados, enquanto 95% acreditam que a integração da colaboração de equipe em suas ofertas de UCaaS representa uma oportunidade de negócio significativa.
A BroadSoft conduziu a pesquisa de 130 provedores de telecomunicações globais e líderes do setor no quarto trimestre de 2016 na BroadSoft Connections, conferência anual dos usuários da empresa.