A Symphony RetalAI anuncia uma nova e poderosa ferramenta focada no planejamento de promoções, a SR Promotion PlanningAI. Ela utiliza os recursos da inteligência artificial e machine learning para entregar com precisão aos gerentes de categoria o que eles necessitam prever e planejar em relação às promoções. Além disso, está apta a medir a eficácia das ações e ajustar as estratégias com agilidade no decorrer do processo.
A solução fornece ainda recomendações e análises de hipóteses, permitindo aos usuários que controlem os parâmetros em tempo real para maximizar vendas, margens e volumes. E recorre ao poder da inteligência artificial para criar tabloides promocionais e incrementar o tráfego nas lojas e a abrangência das ações.
"O planejamento de promoções hoje é cercado de suposições, incertezas e processos manuais. Há muitas soluções de tecnologia no mercado que são, basicamente ferramentas de fluxo de trabalho para auxiliar varejistas e fabricantes de bens de consumo duráveis a simplificarem a tarefa e sua execução. Mas entregam apenas o básico", afirma Sy Fahimi, vice-presidente sênior de estratégia de produtos da Symphony RetailAI.
" A verdade é que a maioria delas é totalmente inadequada ao prever o desempenho promocional real e não se conecta às etapas de planejamento, previsão e avaliação com efetividade para otimizar as melhores estratégias, promoções e, consequentemente, o retorno", acrescenta.
O SR Promotion PlanningAI analisa a efetividade das promoções ano a ano para definir os passos seguintes. Por exemplo, ela pode indicar que das últimas dez promoções para determinado feriado, oito funcionaram bem e, com pequenos ajustes, poderão gerar ótimos resultados novamente. O sistema também analisa informações de promoções pouco efetivas e oferece alternativas executáveis para incrementar as vendas. Outra facilidade é permitir que os usuários realizem testes baseados em suposições para prever qual das estratégias (descontos percentuais, em dinheiro ou por produtos) será a mais eficaz.
A partir de sua capacidade de previsão baseada em inteligência artificial, tão logo o usuário determine os parâmetros da promoção, já é possível testar os criativos visando o aumento das vendas. A função drag-and-drop fornece informações adicionais neste sentido, sugerindo o posicionamento ideal nas peças promocionais – capa, verso ou páginas internas.
Ele foi recentemente testada em duas grandes redes de varejo e os resultados obtidos nos dois casos geraram previsões significantemente mais precisas em relação às vendas do que os métodos até então em uso.
No primeiro teste, quatro antigas promoções foram selecionadas aleatoriamente para análise em relação às previsões internas. Ao observar as variações, três delas ficaram 18% distantes do resultado, para mais ou para menos. E a outra, 89% para mais, sugerindo quase o dobro de vendas em relação ao que de fato acabou sendo comercializado.
Comparativamente, a mesma previsão utilizando o SR Promotion PlanningAI apresentou um diagnóstico quatro vezes mais próximo dos resultados reais neste último caso (20% ao invés de 89%) e dentro de uma margem de 10% em relação aos demais
Testes semelhantes foram realizados com outro varejista, desta vez selecionando cinco categorias de produtos diferentes, cujo aumento de vendas original gerou mais de R$ 3 milhões. O SR Promotion PlanningAI, no entanto, previu um aumento de vendas otimizado no valor de US$ 11 milhões, quase quatro vezes mais do que o varejista realmente administrou. A expectativa é que o machine learning aprimore-se à medida que mais dados forem coletados.
"Até agora, não havia uma forma de se conectar adequadamente aos três estágios das promoções", afirma o Dr. Pallab Chatterjee, presidente e CEO da Symphony RetailAI. "Estamos satisfeitos em oferecer uma solução que, francamente, não existe no mercado atualmente, usufruindo do poder da inteligência artificial para prever as melhores promoções baseadas em performances anteriores. De posse do conhecimento da promoção certa e respectivas estratégias, o setor certamente estará mais confiante em atingir suas metas de negócio".
A solução já está sendo utilizado por vários varejistas e em breve também será disponizilizada para fabricantes de bens de consumo duráveis.