Um novo estudo da Juniper Research descobriu que o valor dos pagamentos móveis remotos autenticados biometricamente atingirá US$ 1,2 trilhão globalmente até 2027; passando de US$ 332 bilhões em 2022. Estas transações usam biometria, normalmente reconhecimento facial e de impressão digital, para autenticar pagamentos móveis remotos. O crescimento de 365% é impulsionado por recentes mudanças regulatórias, com a introdução do SCA (Strong Customer Authentication) impulsionando uma maior adoção.
A nova pesquisa, Mobile Payment Biometrics: Key Opportunities, Regional Analysis & Market Forecasts 2022-2027, identificou soluções OEM (Original Equipment Manufacturer)-Pay, incluindo Apple Pay, como um impulsionador da adoção de biometria de pagamento móvel. O relatório instou os fornecedores de OEM-Pay a usar sua influência sobre o design de smartphones para aprimorar os sistemas biométricos integrados nos dispositivos e garantir que a segurança seja mantida à medida que surgem novas ameaças.
Regulamentação
O requisito SCA da PSD2 (Segunda Diretiva de Serviços de Pagamento) levou as instituições financeiras a implementar a autenticação biométrica. Para atender a esse requisito, estas empresas capitalizaram os recursos de autenticação biométrica do smartphone, acelerando a adoção da tecnologia. A pesquisa descobriu que o volume de pagamentos móveis remotos autenticados biometricamente crescerá 383% nos próximos 5 anos, atingindo 39,5 bilhões globalmente até 2027.
Para manter a confiança e reduzir a fraude, as instituições financeiras estão implementando a autenticação step-up, onde certas transações são escaladas para aprovação biométrica com base na pontuação de risco. Portanto, os fornecedores devem oferecer várias maneiras de autenticação, bem como desenvolver novas técnicas para manter a biometria segura.
Reconhecimento facial
O relatório descobriu que o reconhecimento facial está abrindo caminho para uma maior adoção da biometria em pagamentos móveis, com soluções OEM-Pay aproveitando a quase onipresença dos recursos de reconhecimento facial para fornecer experiências de checkout sem atrito para os clientes.
Com o aumento do uso do reconhecimento facial, a tecnologia tornou-se alvo de agentes mal-intencionados que utilizam técnicas avançadas de spoofing, como ataques de injeção digital. Em resposta, os fornecedores de autenticação móvel devem priorizar o projeto e a implementação de detecção de vivacidade aprimorada e técnicas anti-spoofing, para combater o papel em constante evolução de jogadores fraudulentos e garantir que a segurança não seja comprometida.