Futuro dos negócios: o que esperar da Inteligência Artificial

0

Em pouco tempo a Inteligência Artificial gerou um grande impacto em diferentes áreas do mercado, seja nos setores de educação, medicina e corporativo, desenvolvendo ferramentas, produtos, novas formas de aprendizado e experiências, o que vem contribuindo para o avanço da inovação nesses setores. De acordo com a consultoria empresarial Bain, 85% das empresas consideram implementar em seus negócios a inteligência artificial nos próximos quatro anos.

A IA estará cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, o que será inevitável a necessidade de adaptação e adequação de organizações à tecnologia para se manterem no mercado. As sucessivas e velozes inovações tecnológicas relacionadas à inteligência artificial vão, cada vez mais, reconstruir e adaptar os processos para o uso dessa solução. Diante desse contexto, organizações e profissionais devem estar atentos ao cenário e às principais tendências para o mercado.

A necessidade de novos profissionais focados em IA, por exemplo, já é uma realidade, que estará ainda mais intensificada no próximo ano. Hoje sabemos que temos cargos relacionados a TI e engenharia da computação, como desenvolvedores, programadores e engenheiros de softwares que já atuam nos processos de planejamento, estruturação e criação de sistemas e aplicativos tecnológicos, incluindo a Inteligência Artificial. Porém, novos cargos surgiram para suprir as demandas e habilidades específicas e necessárias para operar com a tecnologia. Uma pesquisa do Gartner indica que, até 2025, 35% das grandes organizações terão um diretor de IA que se reportará ao CEO ou COO.

A implementação de IA aliada a outras plataformas, como low-code, cresce no mesmo ritmo. Pesquisas indicam que as duas ferramentas podem abrir inúmeras possibilidades para as organizações. A gestão de processos por meio de plataformas low-code transforma e otimiza os fluxos de trabalho e a gestão de equipes com a automação. Com a adoção da inteligência artificial, é possível facilitar ainda mais o desenvolvimento e automatização desses processos, sobretudo pela IA estar integrada à base de dados e informações da empresa.

Os processos de análise de dados também serão os mais beneficiados pela solução. De acordo com estimativas do Gartner, até o próximo ano, 60% dos dados para IA serão sintéticos para simular a realidade, cenários futuros e análise de risco por meio dessa tecnologia. Desse modo, a inteligência artificial nos anos seguintes irá transformar a maneira como organizações realizam as análises de dados de negócios. Novas soluções de gerenciamento de dados específicos podem surgir, principalmente voltadas para a segurança e privacidade.

Sabemos que ainda permeiam muitas discussões acerca da inteligência artificial, se é uma tecnologia que veio para trazer benefícios ou não. Porém, tudo depende sobre a forma com a qual a tecnologia é implementada, quais ferramentas de apoio são usadas, além das escolhas éticas de cada negócio. Diante de tantas transformações em ritmo acelerado, se munir de informações e entender de que forma a Inteligência Artificial pode impactar os negócios é fundamental.

Fábio Falcão, CEO da IARIS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.