A E-Consulting e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) divulgaram nesta sexta-feira (30/6) o índice sobre business-to-business online (B2BOL) referente ao primeiro trimestre no país. O B2BOL mede, a cada três meses, os volumes transacionados digitalmente entre empresas, seja por meio de portais proprietários (B2BOL Companies) ou via intermediários ? os e-marketplaces independentes (B2BOL e-Markets).
O B2BOL Companies, praticado entre as trinta maiores empresas do país, o que representa 90% de toda a movimentação brasileira, alcançou R$ 47,5 bilhões de janeiro a março ? crescimento de 17,5 % em relação ao mesmo período do ano passado. Já o B2BOL realizado entre e-marketplaces independentes chegou a R$ 14,4 bilhões no mesmo período, um crescimento de 26,3 % frente aos três primeiros meses de 2005.
No ano passado, o B2BOL totalizou R$ 267,6 bilhões ? valor 37% maior do que o registrado em 2004. A expectativa E-Consulting e da Camara-e.net é que o índice movimente R$ 310 bilhões neste ano. ?A expansão do B2BOL acima do crescimento econômico real reflete a propensão de aumento do número de transações comerciais entre empresas, fruto da confiança existente na economia brasileira, apesar do impacto de situações críticas, como a queda do Ministro da Fazenda, a crise do agronegócio, o ano eleitoral e de Copa do Mundo, e a questão das altas taxas de juros. Vale ressaltar também o destaque obtido pelas exportações da indústria petrolífera?, explica Daniel Domeneghetti, diretor de estratégia e conhecimento da E-Consulting e vice-presidente de métricas e conhecimento da Camara-e.net.
?O incremento do volume do B2BOL Companies sinaliza crescimento macro-econômico, o que reflete diretamente no aumento de aquisições e vendas das organizações. Já os resultados positivos do B2BOL e-Markets atestam crescimento do volume movimentado acima do relativo aos portais proprietários de empresas. Verifica-se também um aumento das terceirizações, tanto que o B2BOL e-Markets cresceu proporcionalmente mais do que o B2BOL Companies no mesmo período?, analisa Domeneghetti.
Para Manuel Matos, presidente da Câmara-e.net, a iniciativa da E-Consulting, em parceria com a entidade, cumpre papel essencial ao incorporar informação consistente e relevante sobre o desempenho do negócio B2B no Brasil. ?O trabalho se destaca por se tratar de um mercado dezenas de vezes maior do que o de pessoas físicas, tanto em volume faturado quanto em informações normalmente proprietárias de empresa a empresa, uma vez que há poucas métricas confiáveis a respeito no mercado?, afirma Matos.
Cid Torquato, diretor executivo da Camara-e.net, finaliza considerando que "mais importante que o volume alcançado são os resultados em termos de competitividade. Em alguns casos, os ganhos de produtividade no B2B podem chegar aos 20% nos primeiros meses de operação".