Reduzir em aproximadamente 40% os gastos com telecomunicações e aumentar o tempo de resposta aos seus clientes de 168 municípios. Foi com esse objetivo que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) investiu R$ 10,9 milhões na montagem de uma nova infra-estrutura de rede, mais avançada, que suporta o tráfego integrado de voz, dados e imagem a uma velocidade de 1 Gbps. A expectativa da companhia é que o investimento seja amortizado no período de quatro anos.
Desenvolvido pela integradora Aragão Engenharia, o projeto consistiu na configuração de um novo ambiente de conectividade, com soluções desenvolvidas pela Furukawa. Foram instalados 1.600 pontos de rede, oito quilômetros de fibra óptica monomodo externa e 13 quilômetros de fibra óptica multímodo para uso interno, além de 75 quilômetros de cabo UTP Categoria 6
Dessa forma, o tempo de espera dos clientes para atendimento caiu de 15 para cinco minutos. Com a nova rede os clientes podem solicitar segunda via da conta de água e extrato de débito via fax, através da central de atendimento da companhia. A Compesa possui uma carteira de mais de 1 milhão de clientes, entre residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e instituições públicas.