Microsoft celebra parceria com instituição de pesquisa

0

A Microsoft será um importante aliado da Agência USP de Inovação, da Universidade Federal de São Paulo (USP) no esforço de expandir a sua capacidade de difusão de informações e projetos. A companhia firmou acordo para doar software e oferecer orientação técnica à instituição para implantação de um portal de administração dos projetos, cujo objetivo é aumentar a eficiência para obtenção de patentes de inovação tecnológica.

Criada no ano passado, a Agência USP de Inovação administra, atualmente, um total de 361 patentes registradas no país e no exterior. Além disso, 41 novos pedidos estão em processo de registro. A instituição tem por objetivo promover a transferência do conhecimento produzido e cultivado na universidade à sociedade, de modo a estimular o desenvolvimento social e econômico. O seu papel é, também, o de estimular e promover o registro de patentes de acordo com a Lei de Inovação, que prevê incentivos à inovação nos setores produtivos e parcerias entre universidades, institutos tecnológicos e empresas.

A expectativa é que o portal irá facilitar o registro e a administração dos projetos científicos e tecnológicos gerenciados pela instituição. Segundo o diretor da Agência USP de Inovação, professor Oswaldo Massambani, a universidade tem experimentado uma crescente oferta de conhecimento na forma de patentes geradas por seus pesquisadores. ?A propriedade intelectual originada da ciência produzida nos laboratórios da USP é um importante vetor de transferência de resultados da pesquisa acadêmica para a sociedade. O registro dessas patentes e o licenciamento de tecnologias são parte da missão de difundir conhecimento, colocando ao alcance da coletividade as novas tecnologias desenvolvidas no ambiente da universidade?, comentou.

A proteção da propriedade intelectual tem por objetivo assegurar o retorno econômico aos autores dessas inovações, e assim garantir a continuidade dos investimentos em pesquisas e desenvolvimento e contribuir para o crescimento de países emergentes como o Brasil. ?A Agência USP de Inovação tem um papel importante no apoio à pesquisa e geração de patentes. Pretendemos trabalhar juntos para acelerar ainda mais esse processo?, afirmou gerente de relações acadêmicas da Microsoft Brasil, Amintas Lopes Neto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.