A Microsoft será um importante aliado da Agência USP de Inovação, da Universidade Federal de São Paulo (USP) no esforço de expandir a sua capacidade de difusão de informações e projetos. A companhia firmou acordo para doar software e oferecer orientação técnica à instituição para implantação de um portal de administração dos projetos, cujo objetivo é aumentar a eficiência para obtenção de patentes de inovação tecnológica.
Criada no ano passado, a Agência USP de Inovação administra, atualmente, um total de 361 patentes registradas no país e no exterior. Além disso, 41 novos pedidos estão em processo de registro. A instituição tem por objetivo promover a transferência do conhecimento produzido e cultivado na universidade à sociedade, de modo a estimular o desenvolvimento social e econômico. O seu papel é, também, o de estimular e promover o registro de patentes de acordo com a Lei de Inovação, que prevê incentivos à inovação nos setores produtivos e parcerias entre universidades, institutos tecnológicos e empresas.
A expectativa é que o portal irá facilitar o registro e a administração dos projetos científicos e tecnológicos gerenciados pela instituição. Segundo o diretor da Agência USP de Inovação, professor Oswaldo Massambani, a universidade tem experimentado uma crescente oferta de conhecimento na forma de patentes geradas por seus pesquisadores. ?A propriedade intelectual originada da ciência produzida nos laboratórios da USP é um importante vetor de transferência de resultados da pesquisa acadêmica para a sociedade. O registro dessas patentes e o licenciamento de tecnologias são parte da missão de difundir conhecimento, colocando ao alcance da coletividade as novas tecnologias desenvolvidas no ambiente da universidade?, comentou.
A proteção da propriedade intelectual tem por objetivo assegurar o retorno econômico aos autores dessas inovações, e assim garantir a continuidade dos investimentos em pesquisas e desenvolvimento e contribuir para o crescimento de países emergentes como o Brasil. ?A Agência USP de Inovação tem um papel importante no apoio à pesquisa e geração de patentes. Pretendemos trabalhar juntos para acelerar ainda mais esse processo?, afirmou gerente de relações acadêmicas da Microsoft Brasil, Amintas Lopes Neto.