Pesquisa diz que 25% dos call centers usam VoIP

0

A tecnologia VoIP está presente em 25% dos call centers brasileiros. Essa é uma das conclusões da pesquisa Global Call Center Industry Project, divulgadas nesta sexta-feira, 30/6, pela Associação Brasileira de Teleserviços (ABT), que traça um perfil do panorama brasileiro do setor, além de compará-lo com 19 países envolvidos no trabalho.

A versão brasileira foi respondida por 103 organizações, entre o período de maio e outubro de 2005, e foi coordenada pelo programa de pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ? PUC. No exterior ela é coordenada pelas universidades de Sheffield ( Reino Unido) e Cornell (EUA). A pesquisa apresenta dados sobre organização, recursos humanos e tecnologia da área de call center, que podem ser comparados internacionalmente, uma vez que as mesmas questões fizeram parte do levantamento em todos os países.

No aspecto de tecnologia, a pesquisa mostrou que 72% dos call centers disponibilizam acesso via e-mail, 67% via fax, 62% via web-enablement (chat, icq e similares), apesar da baixa penetração de computadores da população brasileira, uma vez que segundo pesquisa do CGI de 2005, 55% da população nunca utilizou um computador e 68% não acessou internet. A utilização de CRM pelos call centers chegou a 59% do total pesquisado.

Crescimento

Segundo a pesquisa, 67% mercado tem planos de crescimento em 2006 com a contratação de novos funcionários. As mesmas tiveram resultados positivos nos últimos dois anos, sendo que o principal setor contratante foi de finanças, seguido pelo de varejo, telecomunicações, seguros, saúde e editora/gráfica.

Cerca de 80% dos call centers estão localizados no eixo Rio/ São Paulo, com uma presença secundária do sul do país, com 5% do total. Em tamanho, o mercado está dividido 25,4% dos call centers tem mais de 500 PAs; 24,6% têm entre 100 e 500 PAs e 50% têm mais de 10 PAs.

De acordo com o professor Leonardo Trevisan, da área de pós-graduação da PUC de São Paulo, a questão do investimento em tecnologia é importante na conquista e competição do mercado offshore, ?pois temos de enfrentar uma competição globalizada?. O presidente da ABT, Topázio Silveira Neto, complementou afirmando que ?temos de elevar o setor para o nível de classe mundial?.

Seminário sobre a nova geração de call centers

Para discutir e apresentar soluções sobre o uso da tecnologia IP em call centers/contact centers, as revistas TI INSIDE E TELETIME estão organizando um seminário que acontece no próximo dia 19, em São Paulo.

Ele irá mostrar as tendências do setor, a migração para nova tecnologia IP, soluções e cases de sucesso de operadoras, outsourcing e perspectivas para competição no mercado internacional.

A Program Leader, da Frost & Sullivan, Kristin Krispin, irá fazer uma análise da situação atual e tendências para o mercado brasileiro; o experiente consultor Kendi Sakamoto, vai mostrar sua visão sobre o posicionamento do Brasil no cenário internacional, desafios e oportunidades; o gerente de tecnologia da Avaya, Henry Shira, em sua apresentação vai mostrar um road map sobre a estratégia de migração para nova plataforma IP; Alexandre Jean, da NEC, mostrará as oportunidades que a tecnologia IP traz para pequenas e médias empresas de Call Center/Contact Center.

O seminário contará ainda cases de sucesso, com palestras de Pierre Cunha, superintendente e TI da Dedic; Eduardo Quadrado, diretor de TI e Telecom da TeleFutura: palestra da TMS (nome a confirmar) entre outras.

Mais informações e inscrições: info@covergeeventos.com.br ou pelo site www.convergeeventos.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.