A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o Ministério do Desenvolvimento assinam nesta terça-feira (1°/7), no Rio de Janeiro, um acordo de coperação técnica para estimular as exportações de serviços e investimentos.
A parceria inclui intercâmbio de informações, realização conjunta de estudos e pesquisas e alianças com entidades públicas e privadas, além de ações no âmbito da política industrial, tecnológica e de comércio exterior.
Representantes de ambas as instituições irão formar um grupo de trabalho para atingir esses objetivos. A idéia é oferecer informação sobre assuntos de ordem econômica, financeira, comercial e de investimento, assim como oportunidades de negócio.
Segundo a Apex-Brasil, o resultados dos projetos já em andamento são bastante positivos. A agência cita o exemplo do consórcio ActMinds, de serviços de TI, cujas exportações cresceram 17% no ano passado em relação a 2006, totalizando US$ 22 milhões (cerca de R$ 35 milhões). Nos Estados Unidos, o principal mercado-alvo do projeto, o aumento foi ainda maior e chegou a 22%.