Inovação pode ajudar América Latina a superar crise financeira

0

A inovação tecnológica deve ser uma ferramenta dos países da América Latina para enfrentar a crise financeira internacional. Essa é a opinião do uruguaio Enrique Iglesias, titular da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib), que destacou que a inovação tem sido sempre um instrumento de modernização e de competitividade econômica no mundo. "Agora, nós temos uma crise muito séria e nós vamos chegar a um ponto que não será o do início da crise. É outra sociedade, outra economia. Nesse contexto, temos grandes riscos, mas também grandes oportunidades", observou.
Segundo Iglesias, a posição ocupada pela América Latina no mundo atualmente faz com que a região se aproprie das oportunidades geradas pela crise. Ele acrescentou que os países devem ampliar de forma radical a produtividade e competitividade para usufruir ao máximo das oportunidades.
"E isso tem que ser feito a partir da inovação. A inovação é o instrumento que pode nos colocar na globalização com pé firme e maior competitividade. Por isso, eu acho que, hoje, a inovação é o instrumento de resposta à crise", afirmou Iglesias.
Para o secretário, as políticas públicas devem estimular a inovação entre as empresas e essa responsabilidade deve ser compartilhada entre o setor público e a iniciativa privada. "É outro desafio, em que nós temos também que inovar. Temos que aprender a trabalhar juntos, os dois setores, de forma mais eficiente do que foi até agora. Portanto, a cooperação público-privada nessa área é fundamental", disse Iglesias.
Ele lembrou que os países que mais avançaram no campo da inovação foram justamente aqueles que fizeram uma boa coordenação de esforços. Segundo ele, no Brasil, no Chile e no México, isso já está acontecendo de forma clara. Ele sugeriu que o modelo que tem sido tão bem-sucedido nos países asiáticos, como a Coreia e a China, tem de ser reproduzido na América Latina. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.