Os ataques de hackers a portais do governo brasileiro serão discutidos em audiência pública realizada pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. A data, porém, ainda não foi definida. A iniciativa do debate é do deputado Sandro Alex (PPS-PR). Ele quer identificar o grau de vulnerabilidade das informações, conhecer o comprometimento à segurança nacional causado pelos ataques e buscar melhorias nas redes de informação governamentais.
Os sites da Presidência da República, do Senado, do Exército, do Ministério do Esporte, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Universidade de Brasília, entre outros órgãos, foram alvo de ataque de hackers na seamana passada.
Segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), responsável pela segurança dos sites, esse foi o maior ataque sofrido até hoje. A empresa afirma que não houve invasão a nenhuma base de dados desses órgãos.
Serão convidados para a audiência o superintendente do Serpro, Gilberto Paganotto, o chefe da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, Carlos Eduardo Miguel Sobral, o chefe do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Raphael Mandarino Júnior, o diretor-executivo da Data Security, Marcelo Lau, o editor do site de segurança Linha Defensiva, especializado em tecnologia e segurança da informação, Altieres Rohr, o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Luís Mário Luchetta e um representante do Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil. As informações são da Agência Câmara.
- Segurança