O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou na quarta-feira, 29, que a nova política industrial do governo deverá focar na inovação para concorrer com o cenário econômico mundial dominado pela presença chinesa. "Qualquer país industrializado dificilmente consegue ganhar do modo de produção asiático só usando o chão de fábrica", afirmou.
Segundo Pimentel, a inovação deve ser feita com investimento em pesquisa, ciência e tecnologia, e engenharia de produção. "Quem não correr atrás da inovação não vai sobreviver", ressaltou. Ele diz que a ascensão da economia chinesa mudou o cenário da produção industrial mundial nos últimos 15 anos. "Hoje temos um país, um modo de produção que é capaz de produzir qualquer mercadoria muito abaixo da média internacional."
Pimentel informou que os países asiáticos, liderados pela China, já desenvolveram tecnologia para fabricar de 90% a 100% das mercadorias industrializadas no mundo. O ministro participou de audiência pública conjunta das comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e de Trabalho, de Administração e de Serviço Público da Câmara dos Deputados sobre a nova política industrial brasileira, que será anunciada pela presidente Dilma Rousseff na segunda quinzena de julho. As informações são da Agência Câmara.
- Política