A Volvo Cars e a Autoliv fizeram uma parceria com a NVidia para desenvolver sistemas e softwares avançados para carros autônomos com inteligência artificial(IA). As três empresas trabalharão juntas com a Zenuity, uma joint venture recém-criada pela Volvo Cars e pela Autoliv, voltada ao desenvolvimento de softwares automotivos e da próxima geração de tecnologias para carros autônomos. Os veículos produzidos em série com a plataforma de computação para carros NVidia Drivepx devem chegar ao mercado em 2021.
"A inteligência artificial é a ferramenta essencial para solucionar o desafio incrivelmente complexo da condução autônoma", afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVidia. "Estamos ampliando nossa colaboração anterior com a Volvo para criar veículos que aumentem a segurança da condução, tornem as cidades mais ecológicas e reduzam os congestionamentos em nossas ruas".
A Volvo Cars, a Autoliv e a Zenuity usarão a plataforma de computação de IA para carros da NVIDIA como o alicerce para o seu próprio desenvolvimento de softwares. Segundo Hakan Samuelsson, presidente e diretor executivo da Volvo Cars, "nossa cooperação com a NVidia posiciona a Volvo Cars, a Autoliv e a Zenuity na vanguarda desse mercado dinâmico para desenvolver a próxima geração de recursos de condução autônoma. A parceria também acelerará o desenvolvimento e o lançamento comercial dos carros autônomos próprios da Volvo".
As companhias trabalharão em conjunto para criar sistemas que possam usar o deep learning, para reconhecer objetos no ambiente, antecipar possíveis perigos e navegar com segurança.
O sistema NVidia Drive PX permite uma compreensão total em 360 graus e em tempo real, bem como usa um mapa em alta definição conhecido para planejar com segurança e dirigir com precisão, ajustando-se às circunstâncias em constante mudança. O sistema também realiza outras funções cruciais, como reunir as informações das câmeras para criar uma visão completa do ambiente do carro.