O CPQD acaba de criar o seu Comitê ESG, por meio do qual pretende intensificar a realização de ações estratégicas com foco em responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês). Trata-se, na verdade, de mais uma iniciativa que reforça o compromisso da organização com o desenvolvimento sustentável, com as melhores práticas de governança corporativa e, principalmente, com sua missão de contribuir para o progresso e o bem-estar da sociedade.
"Mudanças climáticas e redução da biodiversidade são, atualmente, os principais riscos para esta década apontados pelo Fórum Econômico Mundial. As empresas são os maiores consumidores de recursos naturais e os maiores empregadores na sociedade e, por isso, são atores fundamentais para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030 sejam atingidos", afirma Rodrigo Hodgson, gerente de Desenvolvimento Estratégico do CPQD.
Ele lembra que a atuação do CPQD sempre se pautou pela preocupação com os impactos sociais e ambientais, bem como com questões relacionadas à governança corporativa. "Com o Comitê ESG, o objetivo é tratar esse tema dentro da estratégia e da operação da organização, identificando pontos de melhoria, propondo planos de ação e acompanhando a sua execução", explica Hodgson.
Todos os anos o CPQD realiza campanhas, em parceria com o Pólis de Tecnologia – onde está localizado -, visando promover a consciência ambiental entre os colaboradores, de modo a estimular a economia de água e energia elétrica e o descarte adequado de lixo eletrônico e recicláveis. Além disso, mantém ações constantes no decorrer de todo o ano, como o monitoramento do consumo de água e energia e a coleta de lixo eletrônico (nesse caso, em parceria com a Green Eletron, gestora para logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos que instalou um ponto fixo de coleta no Pólis). E ainda define projetos específicos, a partir da identificação de oportunidades de melhorias.
Uma dessas oportunidades deu origem a um projeto implantado em 2021, com o objetivo de reaproveitar a água utilizada em um dos laboratórios do CPQD onde são realizados ensaios climáticos de equipamentos. O projeto consistiu na criação de um circuito hidráulico para reaproveitamento dessa água e trouxe uma economia de mil metros cúbicos, ou um milhão de litros, de água por mês.
Outros resultados importantes obtidos em 2021, dentro do Objetivo Ambiental do CPQD, foram a coleta de mais de uma tonelada (1.054 quilos precisamente) de equipamentos eletroeletrônicos, pilhas e baterias usados e a redução de 31% no consumo de água e de 12% no de energia elétrica, em relação a 2020.
Para 2022, o CPQD adicionou ao seu Objetivo Ambiental a elaboração de seu primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa – o foco é a criação de um Plano de Redução dos Gases de Efeito Estufa – e, também, de um Relatório de Sustentabilidade com as principais ações na área de ESG realizadas em 2021. "São dois passos importantes para termos um diagnóstico de onde estamos em nossa jornada ESG e como podemos aumentar nosso impacto positivo no planeta", conclui Hodgson.
ESG FORUM
A TI INSIDE promove dias 10 e 11 de agosto, no período da manhã, no formato virtual, a 2a edição do ESG FORUM, onde serão debatidos todos os temas relativos à agenda ESG. Anote no seu calendário. As inscrições são gratuitas. Mais informações em https://esgforum.com.br/