Na era da disputa pela atenção e pelas preferências dos consumidores, a Cielo, empresa brasileira de serviços financeiros, triplicou o resultado de uma campanha de marketing com o uso de Inteligência Artificial. A tecnologia, da empresa americana VidMob, plataforma que é líder global em inteligência criativa, foi aplicada em quatro anúncios que já haviam sido veiculados no Facebook, para comparação.
Após o estudo da campanha original, a Cielo reproduziu os criativos com base nas recomendações feitas pela IA da VidMob e veiculou os anúncios atualizados na mesma rede social. O número de visitantes do Facebook que viram a nova campanha e iniciaram conversas com a Cielo pelo WhatsApp aumentou em 189%.
Em comparação aos anúncios veiculados no ano passado no Facebook, a nova campanha, com a mesma mensagem, contabilizou um aumento três vezes superior na conversão de contatos via WhatsApp, após a aplicação dos insights da VidMob.
"Fora o resultado excepcional em si, essa experiência nos mostra que a tecnologia, e especialmente a IA, vai nos ajudar a entender cada vez melhor por que uma peça criativa é mais eficiente que outra. Isso nos permite observar melhor o nosso cliente e interagir de maneira mais eficiente com esse público, gerando resultados mais consistentes para a campanha.", afirma Thalita Martorelli, Superintendente de Marketing da Cielo.
A tecnologia da VidMob avalia tanto os aspectos criativos de uma peça, quanto o desempenho dela durante a veiculação da campanha em rede social. A ferramenta identifica cada elemento do anúncio, como a existência de atores, se eles estão indoor ou outdoor, a feição de cada um deles, se há objetos, as cores e o contraste utilizados, a localização da logomarca e todo tipo de detalhe da imagem – que pode ser estática ou vídeo. Além de interpretar os dados, o algoritmo também cruza essas informações com os dados das plataformas de mídia (Facebook, Instagram ou Tik Tok, por exemplo).
A Cielo adotou todas as principais recomendações visuais feitas pela VidMob, após a aplicação da ferramenta de IA. Reformulou a mensagem, deixando o texto menor e mais direto, e também mudou a imagem da maquininha de cartão, para uma opção real. O rastreamento feito pela ferramenta de IA também ajudou a equipe criativa a identificar os elementos que mais faziam sentido para cada objetivo.
Neste caso específico, a conclusão foi que para aumentar a taxa de cliques para conversão, o ideal era utilizar a imagem da maquininha de cartão. Já em campanhas de awareness e marca, as peças com presença humana tinham melhor desempenho. Os tons de azul claro também apresentaram performance melhor do que os tons de azul escuro.
"Nós conseguimos esmiuçar qualquer elemento criativo, transformá-lo em dados e, em seguida, gerenciá-lo com base na audiência. Isso nos ajuda a empoderar os profissionais de marketing, corrigir rotas e melhorar muito o planejamento e a entrega das campanhas", afirma Camilo Barros, VP Latam Client Partnerships da VidMob. "A aplicação da tecnologia na criatividade vai tornar as campanhas de marketing e vendas cada vez mais assertivas e diminuir o 'achismo' neste universo".