A Nokia e a Red Hat selaram uma cooperação para integração de tecnologias. Mediante o acordo, a Red Hat passa a fornecer o core tecnológico para a empresa de telefonia, por meio de suas plataformas a Red Hat OpenStack Platform e a Red Hat OpenShift.
Para além disso, a parceria também abrange o desenvolvimento e migração dos serviços existentes nos sistemas da Nokia (Nokia Container Services e Nokia Cloud Infrastructure Software) para as ferramentas da Red Hat. Com a decisão, Nokia terá um ganho substancial para desenvolvimento e testagem de seu extenso portfólio de serviços
Durante esse processo de mudança, a Nokia continuará oferecendo suporte diretamente a seus clientes, enquanto a Red Hat disponibilizará à empresa desenvolvimento contínuo de seus serviços. À medida que as estratégias de nuvem do cliente evoluem, a Red Hat e a Nokia estenderão o suporte para garantir uma transição tranquila dos clientes que optarem por migrar para as plataformas da Red Hat.
Além disso, algumas equipes de infraestrutura em nuvem da Nokia irão para a líder open source para fornecer evolução contínua do projeto, serviços de implantação e suporte.
Para o vice-presidente sênior de Telecomunicações, Mídia e Entretenimento & Edge da Red Hat, Darrell Jordan-Smith, a colaboração permitirá que a Nokia explore todos os potenciais da 5ªgeração de tecnologia móvel (5G).
Conforme provedores de serviços explorem novas oportunidades com 5G, como a rede central, RAN aberta, o edge computing de acesso múltiplo (MEC), a modernização de aplicações, entre outros, há maior exigência de flexibilidade para implementação de serviços e aplicações. Isso significa que a integração e a interoperabilidade entre o ecossistema são fundamentais para o desenvolvimento de redes e a expansão do fluxo de negócios.
Os clientes da plataforma de infraestrutura em nuvem da Nokia terão serviço e suporte integral do ecossistema open source da Red Hat e acesso às tecnologias 4G e 5G e casos de uso transformadores da Red Hat.